As últimas notícias sobre o mercado de equipes e pilotos nesta pós-temporada de 2009 já permitem aos fãs de F-1 traçarem um cenário razoável para o campeonato de 2010.
Das 13 equipes que podem estar no grid na abertura do próximo mundial, no Bahrein, apenas cinco já têm suas duplas confirmadas: McLaren, Red Bull, Ferrari, Williams e Toro Rosso.
Em contrapartida, três escuderias ainda não anunciaram nenhum piloto para a próxima temporada. Já outros times sequer têm participação confirmada no próximo ano _casos da Renault, que ainda não decidiu seu futuro_ e da Sauber-Qadbak, que até o momento não recebeu uma posição da FIA a respeito de sua presença no grid.
Veja abaixo um prognóstico de cada uma das equipes que devem estar na categoria em 2010, com os pilotos já confirmados e os nomes mais cotados em cada escuderia.
McLaren: Jenson Button e Lewis Hamilton;
Red Bull: Sebastian Vettel e Mark Webber;
Ferrari: Felipe Massa e Fernando Alonso;
Williams: Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg;
Renault: Robert Kubica - Cotados à segundo piloto: Kamui Kobayashi, Vitaly Petrov e Romain Grosjean;
Force India: Adrian Sutil - Cotados à segundo piloto: Pedro de La Rosa e Nelsinho Piquet;
Toro Rosso: Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari;
Mercedes: Nico Rosberg - Cotados à segundo piloto: Kimi Räikkönen, Nick Heidfeld e Michael Schumacher (*sobre Schumi, confiram a reportagem que posto a seguir desta);
Campos Meta: Bruno Senna - Cotados à segundo piloto: Vitaly Petrov, Pastor Maldonado, Roldán Rodriguez e Andy Soucek;
Virgin-Manor: Timo Glock - Cotados à segundo piloto: Lucas Di Grassi, Jarno Trulli, Heikki Kovalainen, Christian Klien, Anthony Davidson e James Rossitter;
Lotus - Cotados: Jarno Trulli, Kamui Kobayashi;
USF1 - Cotados: José Maria Lopez, Johnatan Summerton, Jacques Villeneuve e Pedro de La Rosa;
Sauber-Qadbak* - Cotados: Nick Heidfeld e Christian Klien
*- Inscrição ainda não aprovada pela FIA
Sobre Michael Schumacher na Mercedes, parece muito estranho ver sua figura relacionada à Mercedes e não à Ferrari, sim. Devo ressaltar que Ross Brawn refutou a idéia do alemão correndo pela equipe. Isso pode ser conferido nessa reportagem do Tazio.
Sobre a própria Mercedes, Nick Fry, executivo chefe da equipe, antiga Brawn revelou que a pretenção é anunciar o companheiro de Nico Rosberg ainda antes das festas de fim de ano. Confira na íntegra a reportagem do Tazio desta quinta feira, dia 25: Mercedes quer definir duo de pilotos antes do Natal.
Kimi Räikkönen nem é citado na reportagem, e sim Nick Heidfeld como possível contratado.
Kimi fora da F-1 é devido ao seu afirmamento como 2010 em o tal "ano sabático". O termo absurdo está na boca da imprensa automobilística. Muitos estão contra essa decisão, outros nem sequer palpitaram. Caso de Bernie Ecclestone, chefão da F-1, até agora não disse sequer uma palavra. Era de se esperar, afinal o "baixinho ganancioso" não é muito chegado ao finlandês.
Quem assumiu algum comentário sobre foi o saudoso Alan Prost, como podem conferir nesse post do blog Octeto Racing Team (que é nosso parceiro e um ótimo blog sobre automobilismo), nesse link direto: Prost preocupado com ano sabático.
Kimi estaria negociando seu ano numa feliz investida (para ele próprio) no Rally WRC entrando em contato com as equipes de lá e negociando sua ida para a categoria no ano que vem. Ao que tudo indica estaria correndo pela Citroën.
A revista portuguesa "AutoSport", publicou na edição dessa semana que Kimi voltaria à F-1 mesmo em 2011, correndo pela Red Bull. O finlandês teria um pré-contrato com a equipe dos energéticos e no ano que se segue depois da temporada que vem, Kimi viria formar dupla com Sebastian Vettel, ficando no lugar do australiano Mark Webber. Vejam na íntegra: Kimi na Red Bull em 2011.
Seria uma dupla perfeira, pra mim: Räikkönen e Vettel. Mas pra isso devemos esperar 1 ano. ¬¬' Caso se confirme.
Pegando como exemplo o comentário de Prost a respeito do ano de 2010 de Kimi devo dizer que a F-1 tem algo a perder com esse ano sabático do nórdico. O rally muito a ganhar. Com essas pistas monótonas, muito do piloto Kimi Räikkönen que se viu em 2005, por exemplo, sumiu. Uns acusavam desmotivação, outros relatam acomodação de Kimi. Eu digo que não há mais desafios na F-1 e por essa circusntância (entre outras coisas, como o descaso da Ferrari para com o Campeão Mundial de 2007) ele não era mais o mesmo. Veja 2009. Veja o circuito de Spa, na Bélgica! O circuito mais bem elaborado e mais desafiador, um dos preferidos de 10 entre 10 pilotos. O favorito do finlandês. E veja o show que ele deu se consagrando "Rei de Spa", em 30 de agosto desse ano.
Rally WRC é desafiante e é preciso ser piloto. Na F-1, ultimamente bastava ser motorista rápido. Se a F-1 continuasse desafiante, inovadora e tudo o mais, não veríamos a infeliz "desmotivação" do Räikkönen. Podem ter essa certeza.
Mas até março do ano que vem ainda há de correr muita água... xD
E então, contem comigo!^^
Au revoir! =*
Magdalene de Pompadour
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