Salut!^^
Venho a vocês com importantes notícias desta quinta-feira. A primeira:
A saga da BMW-Sauber, enfim, teve um final feliz. A FIA confirmou através de um comunicado oficial, nesta quinta-feira, que a Sauber é a 13ª equipe confirmada na temporada de 2010 da F-1.
O time de Peter Sauber ocupará a vaga aberta pela Toyota, que decidiu se retirar da categoria imediatamente após o fim da temporada de 2009.
"A FIA informa à BMW Sauber AG que sua inscrição para uma vaga no campeonato mundial de F-1 de 2010 foi bem sucedida", disse um comunicado emitido pela FIA.
"Sob sua assinatura no Pacto da Concórdia, a Sauber será a 13ª equipe do campeonato, tomando o lugar da equipe Toyota."
A equipe suíça viveu longos meses de espera e de impasse após o anúncio da saída imediata da BMW. Mario Theissen, diretor da marca alemã, e Peter Sauber, dono de parte da escuderia, lutaram para encontrar um comprador de peso para o espólio da escuderia.
O grupo financeiro Qadbak apresentou a melhor oferta e o maior número de garantias para assegurar o futuro da equipe, e tornou-se o novo proprietário do time.
No entanto, o dono da Qadbak, Russel King, já havia sido condenado na justiça britânica por fraude, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos. Quando a notícia veio à tona, imediatamente a parceria foi desfeita e a BMW repassou "de volta" a Peter Sauber toda a estrutura da equipe, que ele próprio havia vendido aos alemães em 2005.
Com isso, após quatro anos de intervalo, o mais tradicional dos times médios da F-1 ganha mais uma chance de seguir no grid e cumprir com o papel que desempenhou nos últimos anos: o de revelar à categoria bons pilotos como Nick Heidfeld, Felipe Massa e Kimi Raikkonen.
Confira abaixo os números da Sauber:
Período em atividade: 1994-2005
Largadas: 215 (13ª equipe no ranking)
Pontos: 195
Pódios: 6
Corridas lideradas: 2
Pilotos:
Karl Wendlinger (1993 a 1994; 1995)
J.J. Lehto (1993)
Heinz-Harald Frentzen (1994 a 1996; 2003)
Andrea de Cesaris (1994)
Jean-Christophe Boullion (1995)
Johnny Herbert (1996 a 1998)
Nicola Larini (1997)
Norberto Fontana (1997)
Gianni Morbidelli (1997)
Jean Alesi (1998 a 1999)
Pedro Paulo Diniz (1999 a 2000)
Mika Salo (2000)
Nick Heidfeld (2001 a 2003)
Kimi Raikkonen (2001)
Felipe Massa (2002; 2004 a 2005)
Giancarlo Fisichella (2004)
Jacques Villeneuve (2005)
Na reportagem, de acordo com a revista Autosport, Kimi Räikkönen deve confirmar ainda nesta quinta-feira sua participação no Mundial de Rali (WRC). De acordo com a publicação, Räikkönen correria ao lado de Sebastien Ogier na equipe júnior da Citroën. Ainda também a Red Bull, patrocinadora da Citroën, estaria interessada em contar com Räikkönen como piloto da equipe na temporada 2011 da Fórmula 1. Especula-se que o finlandês seria o companheiro de Sebastian Vettel.
De acordo com a revista inglesa, fontes ligadas à Red Bull teriam negado esse possível retorno de Räikkönen à Fórmula 1 pela equipe. dizendo que “A mudança para o WRC não significa que ele vai substituir um dos atuais pilotos da Red Bull em nosso time em 2011”.
--> Mais uma:
Nico Hulkenberg, vencedor da GP2 2009 e estreante piloto da Williams na F-1 para 2010
De acordo com o site da Joven Pan Uol (que pode ser conferido na íntegra no seguinte link), o estreante Nico Hulkenberg (vencedor da GP2 e que correrá pela Williams, em 2010, como segundo piloto, ao lado do brasileiro Rubens Barrichello) já fala em título mundial: em entrevista exclusiva ao repórter JP Felipe Motta, foi justamente a respeito de sua estreia na categoria que, como está com testes limitados, pode dificultar bastante a vida dos novatos: "como estreante, quero me estabilizar na categoria para conseguir ser campeão algum dia", afirmou.
Sobre o futuro da equipe Renault, hoje dia 3 ocorre em Paris uma reunião como pauta de decidir mesmo o futuro da mesma na F-1.
De acordo com o site Tazio, a Prodrive pode adquirir a estrutura da Renault.
A Renault se reúne hoje, em Paris, para decidir seu futuro na F-1. Os rumores na imprensa europeia dão indícios cada vez mais claros de que a equipe deve se retirar da categoria ou, ao menos, modificar sua forma de administrar a equipe.
Depois de boatos darem conta de que uma empresa russa estaria disposta a comprar 75% do time francês, hoje foi a vez de o jornal "L'Équipe" divulgar que a Prodrive estaria próxima de comprar o espólio da escuderia.
O negócio envolveria a venda de todo o chassi da Renault, com a montadora desistindo da equipe de fábrica mas dando continuidade ao papel de fornecedora de motores, mantendo a Red Bull como cliente e, consequentemente, fornecendo propulsores à equipe de David Richards.
"Vamos fazer um anúncio no dia em que tivermos algo interessante para anunciar", disse um porta-voz da Prodrive ao "L'Équipe". "A verdade é que a Prodrive, cuja candidatura não foi aceita pela FIA para 2010, estará pronta para ingressar na F-1 em condições de ser competitiva."
Durante o processo de seleção das novas equipes para a próxima temporada, Max Mosley rejeitou a inscrição de equipes já estruturadas como a Prodrive e a Epsilon Euskadi e facilitou a entrada de times como a Manor e a Lotus, escuderias que começaram totalmente do zero.
Comenta-se que tanto a Prodrive quanto a Epsilon Euskadi foram preteridas por Manor e Lotus pelo fato de que as duas novatas teriam aceitado a imposição da FIA para utilizarem os motores Cosworth, enquanto as demais equipes, embora tivessem uma estrutura pronta, teriam se recusado a isso.
De fato, todos os novos times (Lotus, Manor, Campos e USF1) serão equipados pelos propulsores da Cosworth. A Sauber, que tenta retornar à categoria ocupando a vaga que seria da Toyota, é a única que foge à regra, por já ter fechado um pacote para receber motores Ferrari.
A decisão a respeito da Prodrive e da Renault deve ser anunciada nos próximos dias.
--> É aguardar e confiar...
Au revoir!^^
Magdalene de Pompadour