Salut amis!
O treino classificatório da F-1 acabou agora à pouco e já temos definido o grid de largada para amanhã.
Antes de falarmos do resultado, vamos às parciais do último treino livre, que aconteceu antes do TC:
As RBRs dominaram o terceiro treino livre e consequentemente o Treino Classificatório. Como resumo do ocorrido no TC vamos à uma notícia do Tazio:
Na pista que privilegia o melhor carro, não deu outra: a Red Bull ficou com as duas primeiras posições do grid para o GP da Espanha de F-1.
A classificação deste sábado em Barcelona não teve nem graça: desde a primeira parte, a equipe das bebidas energéticas se posicionou no topo, com Mark Webber e Sebastian Vettel em uma categoria à parte.
Alheios ao que acontecia atrás, a dupla travou um duelo particular, com o australiano levando a melhor e registrando a marca de 1min19s995, 0s105 à frente de seu companheiro de equipe.
Na "segunda divisão", pintou a McLaren, terceira colocada com Lewis Hamilton e quinta com Jenson Button. Entre os dois, apareceu o "intruso" Fernando Alonso, correndo em casa pela Ferrari.
Pela primeira vez nesta temporada, Michael Schumacher superou Nico Rosberg, o oitavo, e larga em sexto com a Mercedes, à frente do Renault de Robert Kubica. Já Felipe Massa só pôde lamentar o nono lugar no grid com a Ferrari, dividindo a quinta fila com o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber.
Os outros brasileiros tiveram de amargar a eliminação logo na primeira parte da classificação. Rubens Barrichello foi a surpresa negativa, ao ficar em 18° após reclamar de tráfego e de falha de comunicação com a equipe. Com a punição ao russo Vitaly Petrov por ter trocado o câmbio de seu Renault, Rubinho subiu para 17°.
Com o carro velho da Virgin, Lucas di Grassi foi 22º na pista, a menos de um décimo do parceiro Timo Glock, com o modelo VR-01 revisado, enquanto Bruno Senna marcou o último tempo, quatro décimos atrás até do parceiro de Hispania, Karun Chandhok.
No entanto, como os dois carros da Virgin foram punidos em cinco posições devido à falta de informações dos câmbios aos comissários, Senna passa a ser o 22°, enquanto Di Grassi teve de amargar a última posição.
A classificação deste sábado em Barcelona não teve nem graça: desde a primeira parte, a equipe das bebidas energéticas se posicionou no topo, com Mark Webber e Sebastian Vettel em uma categoria à parte.
Alheios ao que acontecia atrás, a dupla travou um duelo particular, com o australiano levando a melhor e registrando a marca de 1min19s995, 0s105 à frente de seu companheiro de equipe.
Na "segunda divisão", pintou a McLaren, terceira colocada com Lewis Hamilton e quinta com Jenson Button. Entre os dois, apareceu o "intruso" Fernando Alonso, correndo em casa pela Ferrari.
Pela primeira vez nesta temporada, Michael Schumacher superou Nico Rosberg, o oitavo, e larga em sexto com a Mercedes, à frente do Renault de Robert Kubica. Já Felipe Massa só pôde lamentar o nono lugar no grid com a Ferrari, dividindo a quinta fila com o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber.
Os outros brasileiros tiveram de amargar a eliminação logo na primeira parte da classificação. Rubens Barrichello foi a surpresa negativa, ao ficar em 18° após reclamar de tráfego e de falha de comunicação com a equipe. Com a punição ao russo Vitaly Petrov por ter trocado o câmbio de seu Renault, Rubinho subiu para 17°.
Com o carro velho da Virgin, Lucas di Grassi foi 22º na pista, a menos de um décimo do parceiro Timo Glock, com o modelo VR-01 revisado, enquanto Bruno Senna marcou o último tempo, quatro décimos atrás até do parceiro de Hispania, Karun Chandhok.
No entanto, como os dois carros da Virgin foram punidos em cinco posições devido à falta de informações dos câmbios aos comissários, Senna passa a ser o 22°, enquanto Di Grassi teve de amargar a última posição.
O resultado do Grid de Largada:
As mudanças de alguns carros mostraram uma boa evolução. A Ferrari pelo jeito não foi feliz com suas modificações. Alonso vem sendo quase sempre mais rápido que Massa nos treinos classificatórios sim e isso não é novidade. No caso, nem sequer a Ferrari ameaçou o posto das McLarens, fora no Q3 que por uma infelicidade Jenson ficou entre Alonso e Schumacher. Falando em Schumi é visível que as modificações da Mercedes GP só serviram para o alemão heptacampeão.Só serviram para ele ou foram feitas só para ele, o que é muito, muito provável. Já tinha gente comentanto que ele estava pagando mico e tal... Quem agora paga alguma coisa é Nico Rosberg. Começa pagando o pato.
Massa pelo visto, além de não ter conseguido bom tempo, possivelmente não fará boa corrida, caso não chova ou tenha uma fibra extra na largada. Espanha é muito monótona, e acho que são essas as duas possibilidades de recuperação visto que a Ferrari não é esse foguete que se pressupõe.
É preciso destacar o desempenho de Robert Kubica, alí sempre entre os 10 no grid. Ele e Button sempre rápidos e inteligentes, mostram que muitas das vezes precisa muito mais do que só um carro bom.
De resto entre as Red Bulls posso destacar que foi bom o TC de Webber, mas vendo que ele tinha certa fama de "leão de treino", provavelmente Vettel pode conseguir largar melhor que o australiano, tentando fugir da McLaren de Hamilton e da vontade de chegar ao pódio de Alonso. Falando nisso... É evidente que Hamilton está correndo como se não tivesse nada a perder. Será que nessas coisas "recuperadas" dele, dessa vez ele deixa de levar "advertências" e leva de vez uma punição? Sim porque a chance de chuva amanhã é remota. Corrida de recuperação será na base do "dedo no olho". Eu confio que Alonso fará tudo dentro do regulamento. (Ignorem os comentários medíocres feitos pelo trio de narração da tv Globo - nunca ouvi dizer que Alonso fosse do tipo que bota em risco a vida de outros pilotos por benefício próprio. As circusntâncias que já ocorreram com ele aconteceria com qualquer piloto que quizesse uma recuperação quando não se sai bem na largada. Enfim... "selfish" alí tem, mas ele passa um pouco longe desse sentimento em âmbito proposital). Mas não confio novamente em Hamilton atrás de Vettel do jeitinho meigo que só ele sabe fazer. Ah, eu esqueci, ele não é arrojado. Ele é apaixonado pelo que faz...
Extra: Di Grassi e Glock são punidos e sairão na última fila. Veja porque:
Timo Glock e Lucas di Grassi foram punidos com a perda de cinco posições no grid de largada do GP da Espanha após uma falha da VRT. A equipe demorou mais do que duas horas para enviar a relação de marchas do câmbio ao delegado-técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após o segundo treino livre, na sexta.
Extra: Di Grassi e Glock são punidos e sairão na última fila. Veja porque:
Timo Glock e Lucas di Grassi foram punidos com a perda de cinco posições no grid de largada do GP da Espanha após uma falha da VRT. A equipe demorou mais do que duas horas para enviar a relação de marchas do câmbio ao delegado-técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após o segundo treino livre, na sexta.
Como a VRT falhou ao não respeitar o prazo regulamentar, o delegado-técnico da FIA considerou que a equipe cometeu uma infração e aplicou a punição a Di Grassi e Glock. Os comissários de prova emitiram um comunicado nesta manhã para comunicar a notícia.
Contudo, a punição não fará muita diferença nos resultados de Di Grassi e Glock. Os pilotos largariam na penúltima fila e foram rebaixados para a última, após a dupla da Hispania. O alemão sairá em 23º e o brasileiro, em 24º.
A corrida é amanhã, 9 horas, horário de Brasília, transmissão pela Tv Globo.
Comentários à vontade!
Au revoir!