Como havia dito em post anterior a FIA mudou o esquema de pontuação para 2010 na F-1. Acompanhem nessa notícia do Uol esporte:
A FIA confirmou em reunião nesta sexta-feira que o sistema de pontos para a temporada do ano que vem sofrerá uma mudança a fim de se adaptar ao aumento no número de pilotos no grid. De acordo com a proposta aprovada pelo Conselho Mundial da categoria, os dez primeiros colocados vão pontuar.
Até então, apenas os oito primeiros somavam pontos. “Devido ao aumento do número de carros no grid para 13 equipes, e de acordo com a recomendação da comissão da Fórmula 1, um novo sistema de pontos será instaurado para a temporada de 2010”, informou a FIA em comunicado oficial.
A mudança aprovada nesta sexta-feira foi proposta para expandir a zona de pontuação às novas equipes, já que o grid terá 26 carros, o maior número desde 1995. Se na última temporada o vencedor levava 10 pontos e o oitavo colocado um, agora quem ganhar provas vai somar 25 pontos, com bônus até para o décimo lugar.
O novo sistema vai ter a seguinte ordem de pontuação: 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1. Esta é a primeira alteração no sistema de pontos desde que o atual entrou em vigor, em 2003. Antes da última temporada, a FIA chegou a acenar com o quadro de medalhas para a Fórmula 1, proposta que foi rechaçada pelas equipes.
A proposta foi apresentada durante a reunião da Comissão da Fórmula 1 na quinta-feira, com a presença do novo presidente da FIA, Jean Todt, presidida por Bernie Ecclestone, a primeira desde a assinatura do Pacto da Concórdia entre a FIA e as equipes.
Na reunião também, foi decidido que a equipe Brawn poderá trocar seu nome para Mercedes, e receberá os pagamentos referentes aos resultados históricos obtidos em 2009. A Comissão também propôs ao Grupo de Trabalho Desportivo que busque novas fórmulas para melhorar o espetáculo em 2010.
Entre as propostas levadas à reunião do Conselho Mundial nesta sexta, também foi aprovada a mudança no calendário de 2010 que recoloca o GP de Abu Dhabi como o último da temporada, assim como aconteceu neste ano, deixando o GP do Brasil como penúltima prova.
Como é citada na mesma notícia, Abu Dhabi é a última corrida do calendário tirando o GP do Brasil como o GP que fecha a temporada. Confirem na notícia do Amigos da Velocidade:
O GP de Abu Dhabi será a última prova da temporada 2010 de Fórmula 1. A decisão foi tomada nesta sexta-feira pela FIA, que alterou o calendário do ano que vem. A prova está marcada para o dia 14 de novembro no circuito Yas Marina.
Assim, o GP Brasil deixa de ser a corrida de encerramento da próxima temporada e passa a acontecer no dia 7 de novembro. Os árabes trabalharam intensamente nos bastidores e conseguiram mudar a data da corrida.
Segundo a revista inglesa Autosport, as discussões sobre a mudança já estavam avançadas. Os representantes de Abu Dhabi convenceram os dirigentes F-1 de que o novo e moderno circuito em Yas Marina é a melhor opção para fechar o ano.
Confira o novo calendário:
14 de março - Bahrein
28 de março - Austrália
4 de abril - Malásia
18 de abril - China
9 de maio - Espanha
16 de maio - Mônaco
30 de maio - Turquia
13 de junho - Canadá
27 de junho - Europa (Valência)
11 de julho - Grã-Bretanha
25 de julho - Alemanha
1º de agosto - Hungria
29 de agosto - Bélgica
12 de setembro - Itália
26 de setembro - Cingapura
10 de outubro - Japão
24 de outubro - Coreia do Sul
7 de novembro - Brasil
14 de novembro - Abu Dhabi
E se pensavam que havia poucos brasileiros na F-1... Luca Di Grassi vem para completar a trupe. Essa notícia é do Globo Esporte:
A Virgin, uma das novas equipes da Fórmula 1 em 2010, vai anunciar a contratação do brasileiro Lucas di Grassi na próxima terça-feira. O piloto, ex-reserva da Renault, será companheiro do alemão Timo Glock, ex-Toyota. O time anunciará seus planos para a temporada no início da semana, inclusive seu patrocinador principal.
Di Grassi, de 25 anos, começou no kart aos 12, na cidade paulista de Itu, onde foi campeão Sul-Americano e Pan-Americano. Ele também levou os títulos da Fórmula Renault e do GP de Macau da F-3, uma espécie de mundial da categoria. Em 2007, foi vice da GP2. Ele era piloto de testes da Renault há três temporadas. A equipe correrá com um chassi criado pela empresa Wirth Research, de propriedade de Nick Wirth, ex-projetista da Simtek e da Benetton. Ela também projetou o Acura usado na Le Mans Series, categoria de endurance. O desenvolvimento do modelo da equipe já está em estágio avançado e ela deverá ser a primeira das novatas a confirmar sua dupla de pilotos.
O patrocinador principal da equipe será a Virgin, de propriedade de Richard Branson, magnata da comunicação. A empresa entrou na Fórmula 1 na temporada 2009 com a Brawn GP, mas com apenas um espaço pequeno. Ela deverá ter um envolvimento maior com o novo time.
Para fechar, uma foto. O campeão da última temporada de Fórmula 1, Jenson Button, posa com a namorada Jessica Michibata. O casal esbanja elegância na tradicional festa de gala da FIA, realizada em Mônaco:
Au revoir!
Magdalene de Pompadour
0 comentários:
Postar um comentário