quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Desafio das Listas: As capas de álbuns mais legais

Salut amis!
Venho a vcs com mais um Desafio das Listas. Dessa vez sou eu quem faz o desafio e Jack responderá.

Antes de começar um aviso: leiam o post abaixo deste e clique no tag "Desafio das Listas" para verem as antigas postagens caso esteje visitando nosso blog pela primeira vez e ou para relembrar nossas antigas postagens desse quadro.

Meu desafio:

As capas de álbuns mais legais by Magdalene de Pompadour

Existem N boas capas de álbuns por aí. Algumas nem tanto, mas pelo conteúdo de sucessos contido nos seus "interiores", tornaram-se tão famosas e apreciadas quanto. É por elas que vc se sente atráido a ouvir o conteúdo. A capa do álbum nada mais é o convite do trabalho. Venho aqui mostrar uma lista de traços muito bons que podem causar sentimentos infinitos: podem chocar, fazer-se apreciar, despertar curiosidade ou pensamentos, informar, revelar, ... e muito mais.
PS: a ordem das capas não referem-se a ordem de preferência, ok?

Mötlëy Crüe - Too Fast For Love


Álbum de estréia da banda de Glam Metal Mötley Crüe definitivamente é inspiradora. Foi lançado em 1981 por uma gravadora independente e depois em 1982 pela Elektra Records. Minha capa de álbum favorita dentre as bandas de glam e como disse: inspiradora... ^^

The Beatles - Abbey Road


Se nunca ouviu esse álbum eu aposto que já viu essa imagem pelo menos umas duas vezes. Sim, porque por ter visto uma vez só eu diria que vc nunca esteve realmente aqui na Terra. (hahahahahaha...) Meu pai é um grande fã dos Beatles e obviamente ele tem esse vinil na coleção intocável dele. É uma das capas mais legais dos Beatles com toda certeza. Com poucas infoemações se faz uma boa e chamativa capa. Esse é o exemplo. Esse álbum é o décimo segundo da banda, e foi lançado em 1969. 

Black Sabbath - Heaven and Hell


Heaven and Hell é o nono disco do Black Sabbath que dispensa apresentações, é claro. O álbum foi lançado antes do 1984 do Van Halen: Heaven and Hell foi lançado em 1980 com novo front man Ronnie James Dio. É um grande álbum sem dúvida, de qualquer forma com a imagem "dicotômica" do céu e o inferno. 

Nightwish - Dark Passion Play


Eu tinha que colocar. É minha banda de metal sinfônico favorita, e eu não ia deixar passar! ^^ Esse é o sexto álbum de estúdio do Nightwish, o primeiro pós a saída da Tarja Turunen, revelando uma banda excelente e não sustentada apenas por um vocal clássico, mas muito bem coesa com uma vocalista de voz limpa e suave como Anette Olzon. Foi lançado em 2007 e tem uma bela capa. Amo as capas do Nightwish porque são cheias de significado, mas Dark Passion Play de longe superou a minha última escolha que era Oceanborn (segundo álbum de estúdio e lançado em 1998):


Iron Maiden - Fear Of The Dark


Seguindo a idéia do Nightwish, eu sofro a mesma coisa quando se refere às capas do Iron. São muitas muito boas, que gosto de verdade e ficaria quase impossível de escolher. Powerslave, Number Of The Beast... Mas acabei por optar por Fear of The Dark. Digamos que foi escolhida por ser uma ótima capa também porém quase não aparece entre as favoritas em algumas listas por aí. Up the Irons!

Slayer - Reign In Blood


Terceiro álbum dos thrashers Slayer talvez tenha aberto espaço para as capas cheias de arte e muita informação em cada canto da imagem. Foi lançado em 1986 e é definitivamente uma capa legal rica em detalhes. 
E por falar em thrash...

Metallica - ...And Justice For All


Quarto álbum da banda, lançado em 1988 não é meu álbum favorito do Metallica, mas tem a imagem como uma básica cutucada. Basta olhar e tirar as conclusões. O álbum em si é um exagero de egos eu diria. Não há dúvidas que James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammet eram e são excelentes e insuperáveis músicos. ...And Justice For All foi o primeiro álbum de estúdio depois da morte de Cliff Burton, um ícone. Jason Newsted foi contratado como "o cara novo" para substituir Cliff, mas era no fim das contas o saco de pancadas dos outros três formadores da banda, quando sentiam falta do amigo morto. Jason tinha e tem um talento e energia sem igual, muito mal aproveitado no álbum de estréia. Egos inflamados o som das guitarras e da bateria foram sumariamente aumentados de forma que mal se pode ouvir qualquer nota do baixo. Também para alguns headbangers mais terroristas, ...And Justice For All foi o último suspiro de peso e velocidade na cena metal visto que o sucessor Black álbum para muitos era muito levinho. Eu discordo de qualquer forma. Mas isso já é outro assunto. Justice é uma boa capa, boa capa.

Mais thrash?

Megadeth - The System Has Failed


Megadeth, se restabelece depois da dissolução de 2002 e lança em 2004 The System Has Failed com Dave Mustaine fazendo alusão ao sistema americanos e ocidentais. Em comentários certa vez, o cantor, guitarrista e fundador do Megadeth citou exemplos de tal falha no sistema educacional americano, que paga mal a seus professores, e sua corte, que permite que criminosos escapem às punições.
Alguém sabe de um país que sofre do mesmo mal, talvez em situação beeeeeeeeem pior? Eu sei...

Celtic Frost - To Mega Therion


Mais uma capa legal e intrigante. To Mega Therion, ou "A Grande Besta" ainda sombrio, direto, cru e extremo, é um disco bem tocado, bem produzido, original, trazia idéias nova. Lançado em 1985 o termo "To Mega Therion" tem toda uma interpretação que pode ser lido neste link do wikipédia: To Mega Therion.

Judas Priest - Painkiller


Eu gosto muito da capa de British Steel, mas Paikiller é épica e ao mesmo tempo genuínamente heavy metal para mim. Painkiller é o décimo segundo álbum do Judas Priest, lançado em 1990 com ótimas músicas como "Leather Rebel", "Battle Hymm" e a famosa "Painkiller". 

Black Sabbath - Black Sabbath


O que dizer de capas que não dizem nada mas ao mesmo tempo em que se ouve seu conteúdo definitivamente só pela imagem já diz tudo? É exatamente isso que eu penso do primeiro álbum do Black Sabbath, lançado em 1970 e faço reverências pois a partir dessa obra pudemos ser agraciados pelo Heavy Metal dali em diante. Sob esse contexto tudo se revela:


"Sexta-feira chuvosa, dia 13 de fevereiro de 1970. A noite cai e os vestígios da escuridão se amoldam às árvores escurecidas. A longa noite macabra se inicia. Ainda perto da lagoa uma jovem garota espera. Ainda que ela acredite ser ela mesma etérea, sorri tenebrosamente ao tocar de sinos distantes. De repente, um calafrio da cabeça aos pés. O que é isso que se levanta à minha frente? Um vulto preto que aponta para mim. Viro rapidamente e começo a correr. Descobri que sou o escolhido. E a chuva continua caindo..."

... E-X-C-E-L-E-N-T-E!

Nazareth - Hair Of The Dog



Hair of The Dog foi lançado em 1975. Com toda certeza um dos álbuns do meu pai que eu mais gostava de ficar olhando a capa quando ele fazia as seções de música durante a noite para relaxar depois de chegar do trabalho. Ele dizia que uma das minhas irmãs morria de medo dessa capa. Eu no fim das contas adorava e quando aprendi a contar (pasmem!) ficava contando os lobinhos as caveirinhas... ^^
Adorava olhar essa capa e essa fase me lembra outra capa:

Kiss - Dressed To Kill


Adoro as capas do Kiss. Na fase que falei no álbum anterior olhar os desenhos da banda era uma diversão. Até hoje sou fascinada pela maquiagem e o jeito de se vestirem. E Dressed To Kill, lançado também em 1975, sendo o terceiro álbum da banda, vem com uma idéia bem ambígua da identidade deles. Muitos associavam os músicos à figuras diabólicas pelo choque que causavam com as roupas e maquiagem. Seriam humanos? Daí eles se vestem normal como qualquer humano nessa capa, mas ainda com os mesmos rostos que os identificam... Genialmente diabólico. xD

Helloween - Keeper Of The Seven Keys (part 1 e 2)



As capas do Helloween são como as do Iron e do Nightwish, adoro todas, umas mais que as outras. Definitivamente Keeper of The Seven Keys são as obras primas da banda lançados entre 1987 e 1988, segundo e terceiro álbuns da banda. Com ótimas músicas e execussões, sem falar no Michael Kiske que adoro tanto... bem, voltando ao assunto: são ou não ótimas capas?

Blind Guardian - Mirror Mirror


Na verdade Mirror Mirror não é capa de álbum e sim de um single de 1998 do álbum Nightfall in Middle Earth também de 1998:


Também amo essa capa e muitas das capas do Blind Guardian. Sempre espero novos álbuns deles com uma espectativa muito grande com as capas que são todas, todas magníficas, inclusive do último álbum recém lançado que é belíssima. Procurem ver se puderem a partir da lista de nomes de álbuns deles (que não vou postar uma por uma pois vai ficar muito carregado aqui) clicando nos links em cada nome de álbum: Battalions of Fear (1988),  Follow the Blind (1989),  Tales from the Twilight World (1990),  Somewhere Far Beyond (1992),  Imaginations from the Other Side (1995),  A Night at the Opera (2002),  A Twist in the Myth (2006),  At The Edge Of Time (2010).
São imagens épicas e fantásticas que me tranportam para outro lugar... E Mirror Mirror foi por muito tempo wallpaper do meu computador pessoal. Simplesmente uma bela imagem. Daria uma bela tatuagem...

E com isso fecho o meu post de capas.
Espero que tenham gostado.

Jack, agora é com vc, amigo!

Au revoir amis!

2 comentários:

Luuh disse...

Massa..

Anônimo disse...

fraco de comentário das capas... o and justice for all é uma estatua da justica q esta vendada e abaixou a espada da justiça e levantando o dinheiro na balança... os beatles nem mencionou o q importa na capa q é o mais curioso:- o paul está descalço e de olhos fechados o john de padre e os outros de luto insinuando a morte de paul!!! mas valeu a intenção!!!