segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Coluna de domingo para se ler na segunda - E Se?

Por Jack Fey


E se não for um conto de fadas? E se acabar amanhã? E se o mundo encontrar o apocalipse? E se você não gostar de mim? E se não existir nada após a morte? E se você pudesse viver para sempre? E se a hora não chegar? E se justiça não for feita? E se a bomba explodir? E se o músico errar a nota? E se? E se você estiver enganado?
Já se perguntou isso? E se você estiver enganado?
A maioria dirá não. Porque reconhecer um erro seu se é mais cômodo pensar que o culpado fora o outro. Deixe ele... Tsc... Quem se importa se eu omitir dessa vez? quem se importa? Não saberão mesmo...
E se você estiver enganado?
É na improbabilidade que se encontra a probabilidaade perfeita. Já notaram isso? Creio que sim, quando foram pegos. Pensaram naquele momento: "mas como foi que ele descobriu?". E se você estiver errado?
E se o cigarro que ele acende não o matar? Você desperdiçaria uma amizade por um vício? Pegaria mal você andando com um fumante? Perguntas e mais perguntas eu faria, mas apenas uma interessa: e se você estiver errado?
O cigarro pode mesmo o matar, mas se você sofrer um acidente antes dele e deixar de apreciar o sabor da nicotina por medo de morrer? Você vai morrer da mesma maneira? O cigarro antecipa? E se você estiver errado?
Você olhou dentro de seus olhos e se perguntou isso?


Não há ninguém dizendo qu o cigarro faz bem. Não fume se você for um menor ou se não tiver certeza do que quer. Mas certas pessoas se sentem felizes com o simples hábito de tragar um pouco de fumaça e depois eliminá-la suavemente. Escolhas. Você realmente estaria disposto a abrir mão dessa pessoa por esse hábito? E se você estiver errado?
Quem decide o certo e o errado não sou eu, não é você, não é ninguém. A vida decide quem são os certos neste mundo errado.
Porque a pergunta "E se?" sempre está em nossas mentes? Porque de termos tantas dificuldades para decidirmos o que fazer ou não? Pare e pense: e se você estiver errado?
Porque não viver um dia por vez, ao invés de ficar se perguntando? Que postagem cheia de perguntas não? Acabei de fazer outra.
Perguntas, perguntas, dúvidas, perguntas, dúvidas... Certo, errado, conceito, adverso, errado, correto, bonito, feio certo, errado, e se? É assim que sempre surgem. Costumamos nos preocupar muito com o futuro. Mas enquanto nos preocupamos com ele, o presente se torna passado. Aí nos preocupamos com o passado. Dizemos: "E se eu tivesse ido até lá? E se eu o tivesse beijado? E se eu tivesse o abraçado?". Quando aí o presente continua a passar e você torna a pensar no futuro, arrependido de não ter vivido o que gostaria e se pergunta: "E se eu for amanhã? E se u o beijar na semana que vem? E se eu o abraçar em seu aniversário?". O presente já passou novamente.
Você se preocupa tanto com o passado, se aterroriza com o futuro. Mas não vive o presente. Viva o hoje, amanhã ele renderá frutos e valerá apena ser relembrado.

Assim Disse Jack Fey...

0 comentários: