quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Porque ninguém me entende? - Joss Whedon

Por Jack Fey

Algum dia você já pensou na pergunta: Ninguém me entende? Provavelmente a maioria dirá sim. Seja na sua fase rebelde, adolescente e afins, seja nas suas piadas nerdes ou nos seus trabalhos miraculosos que de tão bem elaborados e complexos passam pelas pessoas sem que elas entendam sua finalidade.
Esta coluna serve justamente para isso!

PARA FALAR DE CARAS LEGAIS QUE NINGUÉM ENTENDE!

Hoje: Joss Whedon!

Seja bem vindo Sr Whedon... Porque ninguém te entende?

Isso eu também não sei, mas... Vou esplanar a seu respeito para os leitores deste blog!

Vocês sabem quem é Joss Whedon? Ele é um cara legal! Olha ele aí!


Primeiramente, consulte arquivos que a aclamada Wikipédia fornece a respeito deste nobre rapaz:

Joss Whedon é neto e filho de dois renomados roteiristas de sitcoms, e um de seus primeiros empregos foi no extremamente bem-sucedido sitcom Roseanne, no qual desenvolveu sua marcante veia cômica. Porém, o sonho de Whedon nem sempre foi trabalhar na TV, e sua formatura em cinema o impulsionava para uma carreira bem-sucedida em Hollywood. Whedon evitava trabalhar na TV, mas sendo o maior fã do trabalho de seu pai, agarrou a oportunidade. [[Ficheiro:Joss Whedon premiere.jpg|thumb|right|200px|Joss Whedon na Premiere de Serenity em 2005.

Porém, Whedon não demoraria a ingressar numa carreira cinematográfica. Na verdade, seu primeiro roteiro para o cinema foi a concepção de suas ideologias feministas e metafóricas, Buffy a Caça Vampiros. Sentiu então na pele como um roteirista é tratado na indústria, vendo seu sonho ser transformado em bobagem nas mãos de uma diretora sem visão. Whedon conta que uma hora depois de iniciado a exibição do filme, deixou cair uma lágrima. Ele estava arrasado. Porém, não desanimou, e se tornou o médico-de-roteiros mais badalado entre os estúdios. Foi chamado para consertar os roteiros de Velocidade Máxima (no qual é autor de 90% dos diálogos mantidos, mas teve seu nome retirado dos créditos), Waterworld, Twister e Toy Story, e também escreveu para o 4º filme da série Alien Ressurrection. O filme foi um fracasso e Whedon não demorou a defender seu trabalho, denunciando que a deficiência do longa foi a visão do diretor, segundo ele, sempre o líder em uma produção.

Segundo Whedon, foi em 1997, na estréia da série Buffy the Vampire Slayer, baseado em sua idéia fracassada, que ele pôde finalmente começar e terminar um projeto exatamente do jeito que queria, sem intervenção de diretor ou produtor sem talento. E não somente provou ser talentoso, mas sim um sujeito com idéias criativas revolucionárias e artisticamente ousadas, que mudou o cenário da TV para sempre. BaCV durou sete temporadas, sendo glorificada pelos críticos como um dos melhores dramas de todos os tempos, e sendo amada de modo profundo por uma fiel legião de fãs. O mesmo ocorreu com o spin-off de BaCV, chamada Angel, que durou 5 temporadas de enorme sucesso de crítica e público. Em 2002, Whedon chegou com um novo projeto televisivo, um conceito revolucionário para o gênero sci-fi, chamado Firefly. Porém, Whedon escolheu a emissora errada, que cancelou seu show depois de somente uma dúzia de episódios exibidos, deixando Whedon, seu elenco e seus apaixonados fãs arrasados.

Decepcionado com a TV, que mais e mais se consumia em fórmulas prontas e falta de substância (com o excesso de reality shows), Whedon resolveu levar sua idéia para o cinema, no melhor estilo do Mito da Cinderela. Firefly durou somente 11 episódios, mas Whedon conseguiu que a Universal produzisse um longa-metragem da série, denominada Serenity. Os fãs foram á loucura, e o filme desde antes de sua estréia (Outubro de 2005) foi um enorme sucesso de crítica e público, considerando que seu orçamento são de míseros $80 Milhões de dólares.

É bem por aí mesmo. O Sr Whedon pode ser desconhecido por você, mas foi ele que concebera Buffy! A loirinha que caçava vampiros. Essa todo mundo conhece.

Então... Buffy virou um fenômeno entre os nerdes e assim se firmou como uma série de sucesso. É, mas nem tudo que faz sucesso vai pra frente. Isso o Mr Whedon sabe bem.
Buffy era uma caçadora de vampiros que se apaixonara por um certo vampiro. Não compare com crepúsculo. Angel era o nome do ser. Ele não era vegetariano e nem brilhava no sol.
Isso porque Joss era muito fiel à realidade das coisas dentro dos padrões, é claro. Vampiro, para ele e para mim, bem como para Anne Rice, Eram seres maus, que QUEIMAVAM NO SOL! Isso, Seres do mal.
Então você me pergunta: como uma caçadora de vampiros se apaixona por um?
Boa pergunta meu caro! Angel era mal! É, seu nome de origem: Angelus. Acontece que o vampiro foi matar umas crias de ciganos, e adivinhem só... foi amaldiçoado. Sua maldição: ganhar uma alma!
Isso fez com que todos os vampiros odiassem ele e, consequentemente, ele começou a matar vampiros também. Mas ao contrário de séries juvenis que se passam na atualidade, ele também foi amaldiçoado de outra maneira. Nosso amigo não poderia ter relações, sejam elas beijinhos ou sexo! Mas e a Buffy? Desculpa meu caro, mas era apenas amor platônico.
Angel, o vampiro com alma, se fizesse esse tipo de atividade, voltava a ser Angelus e matava todos ao seu redor! Aí é tenso... Muito tenso...


Então Joss, teve a iniciativa de fazer uma série apenas pro vampirão.


Enquanto isso, Buffy seguia em uma série em paralelo, com direito a participação dos personagens nas séries um do outro. Mas depois de oito temporadas, se não me engano, Buffy foi cancelada. Mas a história não para por aí, Whedon continuou a história de Buffy nos quadrinhos e são lançados até os presentes dias...
Angel seguiu estrada até que também foi cancelada, após cinco temporadas. Joss fez a mesma coisa: Quer saber, ele mandou Angel para os quadrinhos...

Poxa, cancelar uma série que fazia sucesso fora sacanagem! UMA PUTA FALTA DE SACANAGEM (desculpem fãs do Restart!). Agora, cancelar duas, foi demais para ele... Porque ninguém o entende?

Mas Joss, não desistiu! Não. Nosso rapaz é viril! ele fez uma série que a maioria desconhece! Firefly!


Esta era uma série de bandidos, entre aspas, do espaço. É isso mesmo, era uma série estilo Star Wars, uma série sci-fi! E então, começaram a sacanear nosso amigo novamente. Uma porque o primeiro episódio da série virou ep02 e o ep02, de fato, se tornou o primeiro... Que sacanagem... Então ele deixou passar essa e continuou a fazer a série, mas cancelaram ela no meio! Ao que conheço, foram 11 episódios! Só para constar, o realismo de Joss, você sabe que o som não se propaga no vácuo... EntãO AS batalhas no espaço, produziam explosões SEM SOM! que realismo! Que visionário...
Cancelaram trêsss séries do cara! 3! TRÊS!


Eu abandonaria o barco, mas não Whedon. Ele se vingou! fez o filme Serenity - A luta pelo amanhã! Assim deu cabo ao boicote da série Firefly! É mesmo o que tu estás a pensar... Serenity era meio que uma continuação de Firefly!
Mas aí, os boicotes continuaram... alguns cinemas, acho que isso ocorreu por todo canto do mundo, NÃO passaram o filme que logo fora para DVD...


Meu, pra que isso?
Pergunta: Ele desistiu depois dessa? Não! está firme e forte em trabalho com a Marvel, produzindo o filme dos Vingadores! Será que vão boicotar novamente?

Não sei... Mas eu bem que gostaria de saber, o porque que ninguém o entende... Eu, particularmente gosto de todos estes trabalhos. E não foram apenas estes na carreira dele, mas... convenhamos, foram os mais famosos e ainda assim, boicoteeeeee...

É Joss, tu és um exemplo de perseverança! Quem sabe... Um dia podem te entender, mas eu o entendo! Sou teu fã!

=)

Assim disse Jack Fey...

0 comentários: