quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Notícias da F-1: Correndo contra o tempo...

Salut amis!
Como fiquei alguns dias fora tentarei salientar vcs das "novidades" que não pude postar aqui.
A primeira é a respeito da apresentação do VR-01, o carro da equipe Virgin.
De acordo com o site Grande Prêmio segue essa reportagem:

Após 100 minutos de atraso — quase duas horas — finalmente a Virgin divulgou uma foto do VR-01, seu carro para a temporada 2010, nas cores vermelha e preta. Atrás, estão os pilotos titulares Lucas Di Grassi e Timo Glock. À frente, o piloto de testes Luiz Razia.
O carro foi feito todo digitalmente, sem o auxílio de testes em túneis de vento — apenas com Dinâmica de Fluido Computacional, o CFD. O lançamento estava marcado para as 8h de Brasília, via internet. Na hora marcada, entretanto, o site da equipe exibia a mesma primeira página de sempre, com as fotografias de Glock e Di Grassi.
Nick Wirth, projetista do carro, pregou cautela em relação às expectativas sobre o rendimento da equipe neste ano. "Somos uma equipe séria com ambições sérias, por isso não vamos tentar correr antes que nós possamos caminhar", falou. "Estou bem ciente do que é necessário para ser bem sucedido neste esporte", emendou.
Wirth justificou a escolha por um projeto 100% digital, sem o túnel de vento. E a principal razão é financeira. "Estamos competindo em um esporte que está passando por mudanças significativas, ficando cara a cara com hoje com a dura realidade econômica da atualidade. Sob limitação de recursos, a convenção passará a ser muito caro e necessidade realmente será a mãe da invenção", declarou.
"Eu tenho absoluta convicção no projeto digital e a oportunidade de testar a abordagem completa em CFD no mais alto nível para demonstrar que esse pode ser o caminho para o futuro da F1 - é muito, muito empolgante", continuou.
Para Nick, não adianta ter grandes ambições: é hora de ter calma e trabalhar muito. "O ponto de partida é tentar correr de forma rentável, segura e eficiente e ser a melhor das novas equipes. Então, vamos começar a trazer performance para o carro através de um contínuo programa de desenvolvimento através de simulação por computador."

As fotos abaixo são, uma com os pilotos titulares Timo Glock e Luca Di Grassi, e o piloto de testes Luiz Razia, mais duas fotos do carro VR-01:




Outra equipe também que deu o ar da graça e aprensentou o carro, alguns dias antes foi a Reanult (a estréia foi no domingo, dia 31 de janeiro), com uma combinação preto com amarelo do R30 que ficou muito legal. Além disso apresentou seus pilotos titulares: Robert Kubica e o russo Vitaly Petrov. Confirem as fotos:

 


Os oficiais mais os reservas. Da esquerda para direita: Jerome d'Ambrosio (Belga), Robert Kubica (Polonês), Vitaly Petrov (Russo), Ho-Pin Tung (Chinês)





Um vídeo do R30:



No mesmo dia 31 a BMW Sauber lancou o C29 sem muita pompa e nem patricínios. Confirem a reportagem do Grande Prêmio:

A BMW Sauber aproveitou os preparativos para o início da pré-temporada da F1 para apresentar neste domingo (31) no circuito de Ricardo Tormo, em Valência, o modelo C29, com o qual o time suíço vai disputar o Mundial deste ano. A cerimônia simples contou com a presença do chefe da equipe, Peter Sauber, além dos pilotos Pedro de la Rosa e Kamui Kobayashi.
O carro, como antecipado horas atrás pelo Grande Prêmio, será equipado com câmbio e motores Ferrari. A equipe apresentou o mesmo layout de pintura usado pela BMW no ano passado, mas nas cores branco e preto, com detalhes em vermelho. Foi possível notar também a presença de apenas um patrocinador, a fabricante suíça de relógios Certina.
Quanto ao desenho, o modelo apresenta a bigorna que vem sendo usada nos últimos anos, mas chamou atenção mesmo pela altura do bico, praticamente no mesmo nível das rodas dianteiras.
“Os últimos meses foram muito intensos para nós. Primeiro, precisamos batalhar para assegurar a sobrevivência da equipe e, depois, nos preocupamos em arranjar um pacote competitivo para o futuro", disse Peter Sauber na apresentação. "A preparação técnica para 2010 continuou sem interrupções, mesmo com todos os tumultos", destacou o dirigente.
"Nós também temos uma longa tradição de misturar pilotos jovens e experientes, e sempre fomos bem-sucedidos", continuou Sauber, referindo-se ao duo formado por De la Rosa e Kobayashi. "Pedro trabalhou no mais alto nível técnico por muitos anos em uma equipe de ponta, e podemos nos beneficiar disso. Já Kamui tem muito a oferecer e, no ano passado, ele me impressionou muito em Abu Dhabi."
O diretor-técnico da escuderia suíça, Willy Rampf, falou sobre as mudanças no layout do novo carro. "O desenvolvimento do C29 foi construído em cima da experiência adquirida no ano passado. No entanto, o novo regulamento - que proíbe o reabastecimento durante a corrida e que estabelece uma largura reduzida para os pneus dianteiros - exigiu mudanças significativas no design do carro", concluiu.

Algumas fotos (o carro visivelmente sem sal, sem açúcar...):



Os pilotos Pedro De La Rosa e Kamui Kobayashi

A Mercedes GP e a Williams, apresentaram seus carros, os respectivos W01 e FW32 nas pistas. A Mercedes apresentou no dia primeiro, como diz nessa reportagem do Grande Prêmio:

Sem grande alarde, a Mercedes mostrou o seu W01 ainda no pit-lane do autódromo de Valência no começo da manhã desta segunda-feira (1º), primeiro dia de treinos coletivos da pré-temporada da F1. A montadora alemã já havia apresentado as cores do novo carro em cerimônia na semana passada em Stuttgart, mas esperou até o início dos testes para revelar o modelo prateado que usado por Michael Schumacher, em seu retorno às pistas, e por Nico Rosberg.
O que chama a atenção no modelo, que tem predominância do prateado e com linhas verdes nas laterais por conta do patrocínio da Petronas, é o bico em formato em V, em uma versão mais radical do RB5, o carro da Red Bull. O W01, seguindo a tendência dos novos modelos, também apresenta a tampa do motor mais alongada.

As fotos do W01:





Nico Rosberg apareceu de capacete novo:


E então a Willians com seu FW32. O carro tem um bico bem alto, algo que possa estar ligado ao ar para o difusor, mas para isso eu precisaria de um especialista para dizer (risos!). Um aerofólio traseiro quadrado e talvez diferente dos demais. Confesso que nunca prestei tanta atenção nisso.
Vamos às fotos:




Por fim, o MP4-25, o carro da McLaren. Desse carro há bastante especificações que pude encontrar no site do Grande Prêmio (poderia ter em todos mas...):

CHASSI:
Moldado em fibra de carbono, com estruturas de impacto lateral e frontal.
Câmbio longitudinal, semi-automático e sequencial.
Número de marchas: sete mais a ré.
Suspensão com barra de torção e sistema de amortecimento operados por pushrod com arranjo em duplo-A.
Amortecedores Koni.
McLaren Electronic Systems no controle da incorporação eletrônica para chassis, motor e aquisição de dados. Também fornece o painel eletrônico, o controle de tensão do alternador, os sensores, a análise de dados e os sistemas de telemetria.
Rádio Kenwood.
Rodas Enkei.
Discos de freio Akebono.

MOTOR:
Mercedes-Benz FO 108X.
Capacidade de 2,4 litros.
Número de cilindros: oito.
RPM máximo de 18 mil.
Bloco de cilindros de alumínio em V no ângulo de 90°C.
Largura do pistão: 98 mm.
Número de válvulas: 32.
Peso abaixo de 95 kg.
Lubrificante Mobil.
Gasolina ExxonMobil High Performance com 5,75% de biocombustível.

As fotos do evento da McLaren segue abaixo. (As fotos de Jenson e Lewis é aquela mesma festinha de toda vez que a McLaren não muda, um tirando foto do outros, sorrindo para câmera, como se fossem grandes amigos. "McLadra" já não me engana mais. Tenho é pena de Jenson caindo nessa. Espero mesmo que eu esteja bem enganada quanto à isso. Anyways... ):

 

 

 
O número 1 - o carro de Jenson





Volto com boas coisas muito em breve. Peço paciência, pois tenho que repor aos poucos tudo que no fim de semana anterior foi deixado de lado devido minha ausência. Fiquem tranquilos que não os deixarei na mão! ^^
Au revoir!

0 comentários: