quinta-feira, 13 de maio de 2010

F-1: Treinos livres do Grande Prêmio de Mônaco

Salut amis!
Hoje, excepcionalmente na quinta - feira, tivemos os dois costumeiros treinos livres da F-1 da qual vamos comentar por alto aqui no nosso blog.
O primeiro treino livre teve frente vermelha, liderada pela Ferrari de Fernando Alonso.


A Ferrari começou bem as atividades da F-1 no circuito de Monte Carlo ao liderar o primeiro treino livre para o GP de Mônaco.
Disputado tradicionalmente nas quintas-feiras, o treino foi realizado com sol e calor e viu a escuderia italiana liderar a tabela o tempo todo: Felipe Massa dominou a primeira hora, mas Fernando Alonso registrou a melhor volta, em 1min15s927.
O brasileiro acabou caindo mais três posições na meia hora final de prática, caindo para quarto e ficando logo atrás de Sebastian Vettel (que cravou exatos 1min16s000 com o carro da Red Bull), Robert Kubica, da Renault, e Mark Webber, no outro carro da Red Bull, respectivamente. Os três travaram uma boa briga pela segunda posição na metade final dos ensaios.
Em seu retorno a Mônaco, Michael Schumacher foi o sexto com a Mercedes, superando Lewis Hamilton e Jenson Button, ambos da McLaren. Sebastien Buemi, da Toro Rosso, e Adrian Sutil, da Force India, fecharam o "top 10" desta manhã no Principado.
Entre os outros brasileiros, Rubens Barrichello foi o 12º com a Williams, enquanto Lucas di Grassi, da Virgin, e Bruno Senna, da Hispania, terminaram a prática em 22º e 23º, respectivamente.
A sessão teve apenas dois momentos de bandeira amarela: Karun Chandhok rodou na curva da Tabacaria, mas não teve sérios danos em seu carro e nem foi preciso parar o relógio para tirar o carro da Hispania da pista, enquanto Kamui Kobayashi acertou o guard-rail no fim do treino e perdeu o bico de seu Sauber.

O resultado dos tempos no primeiro treino livre:


Já o segundo... Bem, deu o espanhol de novo:


Com a ameaça constante da chuva, a F-1 completou o primeiro dia de atividades do GP de Mônaco no circuito de Monte Carlo, e viu o bicampeão Fernando Alonso reinar no Principado.
O espanhol da Ferrari assumiu a ponta a pouco mais de meia hora para o fim, baixou em um segundo o tempo da manhã e fechou a quinta-feira com 1min14s904, superando a Mercedes de Nico Rosberg em 0s109.
Sebastian Vettel colocou a Red Bull na terceira posição, 0s195 atrás, seguido de Felipe Massa, na outra Ferrari, não muito longe: o brasileiro ficou apenas a 0s020 do alemão e a 0s216 de Alonso.
Michael Schumacher, parceiro de Rosberg na equipe das três pontas, e Robert Kubica, com a Renault, completaram a lista dos seis melhores, que ficaram separados por somente 0s345.
Fechando a lista dos dez melhores surgiram Lewis Hamilton (McLaren), Adrian Sutil (Force India, que sempre anda bem em Mônaco), Jenson Button (McLaren) e Mark Webber (Red Bull).
Entre os outros brasileiros, Rubens Barrichello ficou logo atrás de seu parceiro de Williams, Nico Hulkenberg, ao ser 14°. Lucas Di Grassi, por sua vez, foi muito bem e terminou em 20°, três décimos à frente de Timo Glock, no outro carro da Virgin.
Já Bruno Senna foi o lanterna com a Hispania, 7s2 atrás de Alonso e 1s8 mais lento que Karun Chandhok. O brasileiro quase bateu na Loews, ao errar a tomada da curva.

O resultado do segundo TL:



Agora, a F-1 tira um dia de folga e reinicia as atividades no sábado, com o terceiro treino livre às 6h e a classificação às 9h (horários de Brasília).

Algumas notícias selecionadas. A que vem a seguie é da Folha Online:


Pelo que viu no primeiro dia de treinos livres para o GP de Mônaco, sexta etapa do Mundial de F-1 que acontece neste domingo, a partir das 9h (de Brasília), Felipe Massa acredita que a Red Bull não estará tão mais rápida que as demais nas ruas de Montecarlo. 
"Acredito que a tendência aqui é que as coisas sejam muito mais 'normais'", declarou o brasileiro, que viu o companheiro Fernando Alonso fazer o melhor tempo nas duas primeiras sessões de treinos, realizadas nesta quinta-feira.
"Foi só o primeiro dia, mas posso dizer que estou satisfeito com o trabalho que fizemos. Agora é só trabalhar os detalhes e conseguir encontrar o acerto certo do carro para a classificação", falou Massa, quinto e quarto nas sessões desta quinta. 

Mais uma, essa do site Tazio:


Como esperado, Michael Schumacher foi alvo de bombardeios sobre um episódio protagonizado por ele no circuito de Monte Carlo em 2006, em sua última participação na corrida de rua antes de se aposentar.
Na ocasião, ele caiu para os últimos lugares do grid após ser penalizado por bloquear a pista durante o treino classificatório, parando sua Ferrari na curva Rascasse após conquistar a pole position.
Após uma longa reunião, a FIA decidiu que ele havia feito isso de forma deliberada. Apesar da punição, no entanto, Schumacher nunca deu explicações sobre o ocorrido, nem Jean Todt, à época diretor esportivo da Ferrari.
Entretanto, em um coquetel para inaugurar o novo motorhome da Mercedes, um repórter da BBC conseguiu irritar o alemão após questioná-lo incessantemente sobre o ocorrido.
A princípio, o repórter perguntou se ele tinha arrependimentos do incidente, não apenas porque essa manobra lhe custou o título mundial.
"Acho que não, mas isso não muda se voltarmos atrás, porque estamos agora em 2010", disse o heptacampeão.
"Consegui me divertir muito na corrida, tenho que dizer. Sair da última posição e ir para a briga, acho que terminei em quinto. Foi uma grande diversão", completou.
Pressionado a dizer mais alguma coisa pelo repórter, Schumi se irritou: "Vocês fizeram isso. Quero dizer, vamos olhar para frente e não para trás."
Na sequência, Schumacher chamou o jornalista de "chato" e se recusou a falar mais sobre o assunto.
"Você pode continuar tentando, mas não vamos falar sobre 2006 mais. Muito já foi dito e acho que não preciso mais me aprofundar nisso", encerrou.

Eu devo dizer que o evento de 2006 é um daqueles pontos negros do currículo de Schumi. No fim quem é sempre o sujo é o Alonso. Acho fielmente que esse evento com Schumacher poderia ficar de fora da vida dele afinal ele não precisa disso, mas acho que nenhum dos dois, tanto o espanhol quanto Schumi não merecem tanto esse "apelidinho". Há alguns que tinha um papai nas costas que sempre foi muito mais fura olho que esses dois. A diferença básica? Os dois em questão tem talento e amam o que fazem. O outro é um mero carinha daqueles bem infantis.

Mônaco. Sábado. Grid de Largada. Bagunça à parte. Vamos esperar algo mais emocionante que o último GP, o da Espanha.
Au revoir!

0 comentários: