sábado, 15 de maio de 2010

F-1: Treinos Classificatório GP de Mônaco

Amis, vamos aos resultados do Treino Classificatório para o Grid de Largada do GP de Mônaco. 
Antes, como de praxe, os resultados do terceiro treino livre que ocorreu antes do TC, com resumo do site Tazio:


Em uma sessão bastante disputada, onde não era possível prever quem seria o mais rápido, Robert Kubica terminou na frente o terceiro e último treino livre da F-1 em Mônaco.
O polonês da Renault vem confirmando a condição de zebra ao registrar a melhor marca do fim de semana, em 1min14s806, superando a Ferrari de Felipe Massa em apenas 0s046.
A terceira posição ficou com Mark Webber, da Red Bull, seguido da McLaren de Lewis Hamilton, do parceiro Sebastian Vettel e de Michael Schumacher, que chegou a sair da pista com seu Mercedes, completando o "top 6".
O treino deu uma pequena amostra de como será a classificação, com 12 pilotos andando dentro do mesmo segundo do mais veloz. Rubens Barrichello ficou fora desta lista, em 13º com a Williams, enquanto Lucas di Grassi, da Virgin, e Bruno Senna, da Hispania (a menos de 5s do melhor tempo) ficaram em 21º e 22º, respectivamente.
Quem não se deu bem foi Fernando Alonso. O asturiano, que chegou a liderar a sessão, acertou o guard rail da curva Massenet, escapando ileso, mas danificando bastante sua Ferrari, o que vai dar bastante trabalho aos mecânicos italianos.
"Perdi o carro", disse à "Radio 5" da Espanha. Adrian Sutil foi outro que errou e rodou com o carro da Force India na curva Casino, acertando a proteção e danificando a asa traseira. Já Timo Glock, da Virgin, sofreu com problemas hidráulicos e parou na pista.

O terceiro treino livre ficou:


Agora então, o TC e um resumo do Tazio:


Pela sexta vez em seis corridas, a Red Bull conquistou a pole position. Em Mônaco, Mark Webber sairá da posição de honra pela segunda vez consecutiva, em uma disputa eletrizante com Robert Kubica.
O australiano ganhou asas e voou baixo no Principado, cravando a marca de 1min13s826 e superando o recorde da pista, datado de 2004, quando Michael Schumacher registrou 1min14s4 com a Ferrari equipada ainda com os potentes motores V10.
Dividindo a primeira fila com Webber ficou o "pole moral" Robert Kubica, que andou forte em todas as sessões com o modesto carro da Renault e perdeu a posição de honra nos instantes finais.
A segunda fila terá Sebastian Vettel, da Red Bull, e Felipe Massa, o melhor representante da Ferrari, já que Fernando Alonso não treinou, devido ao acidente sofrido no terceiro treino livre, quando destruiu a parte direita de sua F10.
Lewis Hamilton, da McLaren, e Nico Rosberg, da Mercedes, completaram o "top 6", enquanto seus companheiros partem na fila de trás, com a Mercedes de Michael Schumacher à frente do atual líder do campeonato, Jenson Button.
Rubens Barrichello, da Williams, e Vitantonio Liuzzi, da Force India, surpreenderam e passaram ao Q3, fechando a lista dos dez primeiros ao ficarem em nono e décimo, respectivamente.

Como foi o treino

O Q1 viu Massa "colocar as asinhas de fora" e exibir sua melhor performance até então, cravando 1min14s757 e vendo os rivais andando na casa de 1min15 para cima, sendo observado atentamente por Alonso, "de castigo" após bater no 3° treino livre.
Webber, Vettel, Rosberg, Liuzzi e Kubica apareceram em seguida, com Barrichello em nono, enquanto Kovalainen, que rodou duas vezes, Trulli, Glock, Di Grassi, Senna e Chandhok fizeram companhia a Alonso ao serem eliminados com os piores tempos.
A segunda fase viu Rosberg e a Mercedes baixarem o tempo de Massa com 1min14s375, com Webber e Hamilton em terceiro e quarto, respectivamente. Hamilton, Kubica, Vettel, Schumacher, Liuzzi, Barrichello e Button passaram ao Q3, enquanto Petrov estampou seu carro nos pneus da St. Dévote.
Já a parte final viu Kubica arrasar no início com pista livre, cravando o temporal de 1min14s284. No entanto, Webber deu o bote no fim e cravou 1min13s826, o melhor tempo do fim de semana, relegando o polonês, "zebra" de 2010, para a segunda posição.

Buenas. A vida de Alonso não está fácil. Amanhã é dia de corrida de recuperação para o asturiano. Para Massa, eu só lamento, mas mesmo com os gritos de Galvão Bueno, não dá para superar as Red Bulls e o polonês danado chamado Robert Kubica.
Há boas informações que por Mônaco está passeando um certo finlandês que está fora das estrelas do grid. Quem será, hã? ^^
Amanhã o Grande Prêmio de Mônaco terá início as 9 horas, horário de Brasília, pela Tv Globo.
Au revoir!

0 comentários: