quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Recurso de Briatore é aceito, e ele pode voltar à F-1

Salut amis!
Ontem tivemos essa notícia e como eu não estava online não postei para vcs. A notícia teve repercusão até no Jornal Nacional da Rede Globo. E tem uma explicação para isso: O caso envolve Nelsinho Piquet, que com a situação de Flávio Briatore praticamente resolvida, a idéia que temos é que o problema caiu todo nas costas do principal personagem, o Nelsinho.
Vamos a notícia e depois faço algum amplo comentário:


Reviravolta no caso Cingapura 2008. Flavio Briatore conseguiu derrubar a punição imposta pela FIA devido à participação do ex-chefe de equipe da Renault no plano de um acidente proposital de Nelsinho Piquet na prova asiática, há cerca de dois anos. A Federação Internacional de Automobilismo tinha banido de qualquer evento sob sua chancela o italiano, que, por sua vez, entrou com um processo na justiça de Paris e teve a causa ganha nessa terça-feira (5).
“A corte chegou à conclusão de que a punição foi ilegal”, disse o juiz responsável pela ação de Briatore. Além de poder voltar a trabalhar com automobilismo e frequentar os autódromos da F1, o ex-dirigente também terá direito a uma indenização de € 15 mil por perdas e danos.
O episódio que surpreendeu o mundo da F1 foi tornado público durante o GP da Bélgica, quando o jornalista Reginaldo Leme, da TV Globo, revelou que uma investigação sobre o acidente de Nelsinho estava em andamento. Nos dias seguintes, dois depoimentos do brasileiro à FIA vazaram na imprensa, em que ele admitiu ter causado o acidente de forma deliberada devido a um pedido feito por Briatore e Pat Symonds, então chefe da engenharia da Renault, para beneficiar Fernando Alonso, como forma de tentar garantir seu futuro na equipe francesa.
Primeiramente, o time gaulês informou que processaria tanto Nelsinho quanto seu pai Nelson Piquet na França e na Inglaterra por conta de alegações ilegais. Entretanto, dias depois, a Renault emitiu um comunicado em que anunciou as saídas de Briatore e Symonds, e também que não contestaria as acusações do brasileiro.
No julgamento do Conselho Mundial da FIA, em setembro do ano passado, Briatore terminou como o "vilão", e a Renault tomou uma punição para inglês ver. O ex-chefe da equipe francesa foi banido da F1. Symonds, que também foi um dos mentores intelectuais da farsa, foi suspenso por cinco anos da categoria. Já a escuderia foi suspensa por dois anos, mas a sanção só vai ser executada se o time cometer outra grave irregularidade. Resumindo, saiu ilesa.
Flavio discordou da sanção e falou em vingança de Max Mosley, ex-presidente da FIA, que estaria usando a entidade para prejudicar o italiano.
“Nesse caso, a FIA está sendo usada como uma ferramenta para vingança de um homem. Essa decisão é um absurdo legal. Tenho a confiança de que as cortes francesas vão resolver de forma justa e imparcial”, afirmou Briatore há alguns meses.
Depois de muito tempo, a justiça francesa deu razão ao ex-dirigente. Resta saber se a FIA vai apelar da decisão da corte de Paris.

--> A minha opinião é clara sobre isso. Briatore nunca foi santo. Foi ele quem trouxe Michael Schumacher à F-1 e com ele fez seus joguinhos. Não seria diferente quando ele esteve em suas mãos outro piloto rápido. Mas 2005 e 2006 não foram anos em que Briatore tivesse que trabalhar em estratégias, bastasse que ele desse as ferramentas ao seu rápido espanhol que ele se encarregava do resto como um piloto limpo que sempre foi. Ficou bem claro a vingança estampada na situação FIA x Briatore (o mesmo foi o primeiro a acusar Max Mosley no escândalo sexual). Um ano antes, um golpe muito mais grave foi dado pela McLaren (o da espionagem) e a FIA só puniu a equipe, que ficou sem pontos em 2007. Coitada, que dó! Um de seus pilotos quase levou o título com um carro que não era legal, se não fosse por seu "grande talento" como piloto. Quem saiu de vilão da história? Fernando Alonso. O único que fez o correto diante de todo o processo. Sentou-se a frente do pessoal da FIA e disse: "Sim, nós pilotos sabíamos da fraude." E Lewis que foi até lá e disse humildemente "não sei de nada"? Uma bobagem! Protegido como sempre foi de Ron Dennis, com a confusão que foi armada por sua causa depois que Dennis privilegiava ele ao invés do espanhol (que se fosse o alemão Schumacher, seria totalemente justificado, não é?) não sabia de nada? Seu papi, empresário dono do investimento, não sabia de nada? Ora, que belo piloto comprometido com a equipe hã?
E o caso de Nelsinho: A idéia foi dele, aceita pelos dirigentes como forma de salvar seu contrato. Que ato nobre! Mais ainda quando contou como um menino birrento quando foi demitido.
Qual dirigente diria "não faça isso" quando o seu piloto tem total controle sozinho do carro na pista? Não é a toa, que às pessoas que leram e viram na tv sobre as conversas no rádio, como eu, tenham percebido que após a colisão com o muro, Briatore pensou algo como "Esse ... fez isso!" E nesse caso eu creio sim que Fernando Alonso não sabia até que acabou a corrida. Dalí em diante ele soube e dalí ele mudou e por isso mesmo já em seu rosto se via que sobraria para ele, mesmo que ele não tivesse culpa no cartório. Como não tem. As reuniões com Nelsinho eram reuniões com Nelsinho. Que eu saiba, os companheiros de equipe não se reunem juntos quando o assunto é contrato.
E reforço que não creio que Briatore seja santo, mas sua punição foi uma vingança pessoal, que agora revogada (pois o presidente da FIA é outro), a culpa cai no colo do verdadeiro culpado. Que Nelsinho tivesse pensado melhor antes de seu ato. Agora não haverá sobrenome que o salve desse estigma.

Au revoir, amis!

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