Salut amis! Venho então com as notícias que selecionei para hoje.
Nico Hulkenberg e Frank Williams
Atual campeão da GP2 e promovido a parceiro de Rubens Barrichello na F-1, pela equipe Williams, o alemão Nico Hulkenberg já deu início à sua preparação física para aguentar a intensa temporada da principal categoria do automobilismo.
Hulkenberg, campeão da GP2 em 2009
Na última quarta-feira, Hulkenberg iniciou as atividades na conceituada Academia Aspire de Excelência no Esporte, localizada em Doha, no Catar, onde participou de um evento no circuito de Losail junto com seu chefe na equipe inglesa, Frank Williams.
"As facilidades da Aspire são excelentes e, vendo-as com meus próprios olhos, entendo porque este local atrai atletas de ponta de todo o mundo", disse o dirigente.
"Seguirei uma lista multidisciplinar de treinamentos e também terei um suporte de pesquisas para me ajudar enquanto estiver aqui. Não vejo forma melhor de começar a contagem regressiva para o início da temporada de 2010, no Bahrein", afirmou Hulkenberg.
O finlandês Kimi Räikkönen que deixou a F-1 no final da temporada passada e agora vai disputar o WRC (Campeonato Mundial de Rali) admitiu que 2010 pode ser um campeonato muito disputado.
Enquanto que a temporada 2009 foi dominada pela BrawnGP – agora Mercedes GP – e Red Bull, o atual campeonato pode contar com a volta das tradicionais Ferrari e McLaren pelas primeiras colocações.
Mesmo com as expectativas de um campeonato apertado, Räikkönen acredita que o alemão Sebastian Vettel da Red Bull pode surpreender e lutar diretamente pelo título.
“É difícil dizer, pois eu não sei quais são os planos da Ferrari. A Mercedes provavelmente deve ter um bom carro assim como a McLaren. A Red Bull também deve estar forte, por isso acredito que o título pode ficar com Vettel,” falou.
--> Gostaria muito que Kimi estivesse correto. Tenho simpatia pelo jeito de pilotar Vettel.
Após a Sauber confirmar a apresentação de seu carro para 31 de janeiro, a Lotus foi a primeira das novatas a anunciar a data em que realizará o evento para mostrar seu monoposto, totalmente novo, já que o time estreia no grid nesta temporada.
A equipe malaia oficializou o dia 17 de fevereiro, quando os times estarão testando em Jerez de La Frontera, para estrear seu carro no traçado espanhol. Dessa forma, a escuderia de Jarno Trulli e Heikki Kovalainen participará apenas das duas últimas sessões de treinos, que vão até o dia 28.
"No momento estamos uma semana à frente do planejado. Quando conseguimos a vaga no grid, em 12 de setembro, nossa meta era estarmos com tudo pronto em 12 de fevereiro e agora pretendemos antecipar para o dia 5", disse Mike Gascoyne, chefe da equipe.
"Estaremos na segunda sessão de testes em Jerez e na etapa final em Barcelona. Esta será a primeira vez que o mundo verá nosso carro em ação."
O dirigente falou também a respeito do processo de desenvolvimento do monoposto da equipe malaia e o que falta para que finalizem os carros de Trulli e Kovalainen, já confirmados como pilotos oficiais nas duas sessões de treinos das quais devem participar.
"Iniciamos os trabalhos com o túnel de vento em outubro, então, a partir do momento em que finalizamos o carro, tivemos dois meses de testes no túnel. Conseguimos um grande progresso e, se pudermos manter isso, estaremos em excelente forma em Barcelona, no meio da temporada", finalizou.
O ex-piloto Eddie Irvine declarou que Jenson Button fez uma péssima escolha ao ir para a McLaren e acrescentou que o atual campeão terá um grande desafio para bater seu companheiro de time Lewis Hamilton.
"Jenson entrou na jaula dos leões. Foi uma loucura dele ter ido para a McLaren. Ele acha que será capaz de comer seu bife, mas este não vai ser o caso. Acredito que ele será vai ficar batido", disse Irvine.
"Foi a pior decisão que ele poderia ter tomado. A única razão para isso, pelo que penso, é que ele não queria ficar na Brawn com (Nico) Rosberg, que não tem tanto prestigio quanto o Lewis, mas pode ser tão rápido quanto. Jenson pode ter pensado que é melhor ser batido por Lewis do que por Nico", acrescentou.
"Se analisarmos a carreira de Jenson, Ralf Schumacher, o bater, Giancarlo Fisichella e Rubens (Barrichello) também. Lewis entrou na F-1 e em seu primeiro ano bateu o bicampeão Fernando Alonso. Houve várias corridas em que ele não teve um bom desempenho, então não dá para dizer se ele está no mesmo nível de outros pilotos", encerrou.
--> Jura Irvine? Mesmo? Eu me lembro dele... Foi capacho do Schumi, tinha talento mas sentou e encheu os bolsos. Pelo menos trabalhou legal para o alemão que viria a ter dor de cabeça com um certo Rubens Barrichello depois, que assinou o contrato para fazer o mesmo, mas reclamou mais que por direito.
Já digo: Hamilton não bateu Alonso pois ficaram empatados no campeonato de 2007. Isso contando que Alonso perdeu todo apoio na McLaren do meio ano em diante e o rei Lewis teve tudo na mão, mas não superou o espanhol de forma significativa em nenhuma circusntância. Isso não faz dele um deus. O que o faz é sua "casa" que o super protege. Nisso concordo, Jenson infelizmente entrou na cova de leões. Uma pena, ele é um bom piloto, não serve para ser segundão.
De acordo com o site da revista inglesa Autosport, as equipes de Fórmula 1 estudam a possibilidade de banir os difusores duplos a partir da temporada 2011, em uma tentativa de diminuir a pressão aerodinâmica e a velocidade dos carros .
Os difusores duplos causaram polêmica no início da temporada 2009, quando as equipes protestaram contra a solução aerodinâmica de sucesso encontrada pela Brawn GP, Williams e Toyota nas primeiras corridas do ano.
O assunto chegou ao Tribunal Internacional de Apelação da FIA, quando o difusor duplo foi considerado legal, forçando as outras equipes a revisar seus projetos para conseguir desenvolver o mesmo design na parte traseira de seus carros.
No entanto, como a pressão aerodinâmica e a velocidade só cresceram desde então, e o design dos difusores ficou cada vez mais complexo, começaram as negociações para tornar o dispositivo ilegal. Como a previsão é de que a pressão aerodinâmica dos carros deste ano ultrapasse os níveis encontrados no final de 2008, as equipes decidiram agir.
Segundo a Autosport, os diretores técnicos discutiram a possibilidade de diminuir os níveis de pressão aerodinâmica dos carros em uma reunião do Grupo de Trabalho de Regulamentação Técnica da Fota (Associação das Equipes de F-1) no final do ano passado, e chegaram a conclusão de que as regras precisariam ser modificadas para proibir efetivamente os difusores duplos.
As equipes pretendem criar regras que obriguem o assoalho dos carros a serem contínuos, se analisados de um plano lateral e longitudinal. Com isso, os ‘espaços’ que permitem o conceito do difusor duplo funcionar desapareceriam.
Assim que for redigido um texto da nova regra, ele será encaminhado para ratificação do Grupo de Trabalho de Regulamentação Técnica da FIA, antes de seguir o caminho necessário para entrar em vigor na temporada 2011. A estimativa é de que, com a redução da pressão aerodinâmica gerada pela exclusão dos difusores duplos, os carros sejam por volta de um segundo mais lentos por volta.
O diretor técnico da Lotus, Mike Gascoyne, um dos que apóia a medida, confirmou à Autosport que as conversas estão em andamento. “Acho que está certo. É o que devemos fazer, e o que tanto a Fota quanto a FIA pretendem para 2011. Acho que é importante e muito fácil de fazer, só é preciso acertar alguns detalhes no regulamento”, disse Gascoyne.
--> Vendo isso creio que a ficha nunca vai cair. O problema maior não é referente aos carrinhos senhores, são as pistas!
Com isso finalizo por hoje. Sei que devo algo sobre o especial ralies, mas não deixarei isso de lado, estou preparando a parte 2 e se for de agrado, estarei postando o mais breve possível.
Au revoir!
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