quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Salários na Fórmula 1

Olá queridíssimos!
Gostaria de lembrar aos interessados que nesse fim de semana ocorrerá a última etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 deste ano. O circuito novo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, receberá os melhores pilotos para finalizar o campeonato.
Na última corrida, em terras brazucas, já tivemos a decisão do campeão mundial de 2009.


Jenson Button (*foto acima) da equipe Brawn consagrou-se campeão em Interlagos no dia 18 de outubro. Finalizou a corrida em quinto lugar (garantindo mais 4 pontos no somatório) , tendo largado em décimo terceiro. Com 91 pontos, vencendo (em primeiro - 10 pontos) 6 das 17 etapas (GP de Melbourne na Austrália, GP da Malásia, GP do Barein, GP da Espanha, GP de Mônaco, GP da Turquia), garantido mais 1 segundo lugar no GP de Monza na Itália (oito pontos), e 1 terceiro lugar no GP da China (6 pontos).  Mais que isso: marcou pontos no GP de Grã-Bretanha (sexto lugar - 3 pontos), no GP da Alemanha (quinto - 4 pontos), GP da Hungria (sétimo com 2 pontos), GP da Europa (em sétimo com mais 2 pontos), GP de Cingapura (com quinto lugar - 4 pontos) e GP do Japão (com um suado oitavo lugar - 1 ponto).
O GP de Interlagos teve um sabor diferente aos brasileiros, pois o companheiro de equipe de Button, Rubens Barrichello chegou ao GP com fortes chances de ultrapassar o líder, que nunca foi superado ao longo do ano.
No fim das contas, mesmo que Barrichello tivesse largado em primeiro e com a situação do grid, (ele na frente e Button à 12 posições atrás), o brasileiro já era forte candidato ao título para ser decidido em Abu Dhabi. Mas a sorte ou outras destrezas lhe faltaram e Button foi o campeão, merecido, depois de uma bela campanha, numa equipe que ao início desse ano, era carta fora do baralho, ou carro fora da disputa, se preferirem.^^
Essa corrida também rendeu o título de campeões do campeonato de construtores à equipe Brawn com 161 pontos. 

Abu Dhabi tem novo circuito. Inédito para nós. Inédito aos pilotos. Os mesmos terão seus primeiros contatos (com um carro, pois muitos já exploraram a pista à pé) nas pistas apenas amanhã nos 2 treinos livres. 

A imprensa brasileira costuma ser bem "sem graça" ao apresentar certas notícias da F-1.
Hoje deparei com uma notícia sobre os salários dos pilotos. Já posso dizer que a pelo menos a duas semanas o piloto finlandês Kimi Räikkönen tem sido alvo de notícias sobre seu salário, ou quanto ganha (tudo bem que ele fosse o foco depois da Ferrari literalmente rasgar seu contrato em virtude da contratação de Fernando Alonso ao seu lugar para a temporada de 2010). Tudo caminhou para que finalmente alguém colocasse em reportagem que ele é o piloto mais bem pago do paddock. Vejam a lista:

1. Kimi Räikkönen - US$ 45 milhões;
2. Lewis Hamilton - US$ 18 milhões;
3. Fernando Alonso - US$ 15 milhões;
4. Nico Rosberg - US$ 8,5 milhões;
5. Felipe Massa - US$ 8 milhões;
6. Jarno Trulli - US$ 6,5 milhões;
7. Sebastian Vettell - US$ 6 milhões;
8. Mark Webber - US$ 5,5 milhões;
9. Jenson Button - US$ 5 milhões;
10. Robert Kubica - US$ 4,5 milhões;
11. Heikki Kovalainen - US$ 3,5 milhões;
12. Nick Heidfeld - US$ 2,8 milhões;
13. Timo Glock - US$ 2 milhões;
14. Giancarlo Fisichella - US$ 1,5 milhões;
15. Sebastien Buemi - US$ 1,5 milhões;
16. Rubens Barrichello - US$ 1 milhão;
17. Jaime Alguersuari - US$ 0,5 milhão;
Os pilotos Vitantonio Liuzzi, Adrian Sutil, Romain Grossjean e Kazuki Nakajima pagam para correr.

Na minha humilde opinião, é tudo motivo para dizer que o "frio" finlandês ganha muito e não faz nada enquanto nossos "pobres" pilotos brasileiros recebem pouco e são agressivos e lutam até o fim... Isso sem contar que a reportagem (segue o link) oculta muitas informações precisas. Como por exemplo: como pode um bicampeão como Fernando Alonso receber duas vezes menos que Räikkönen? Esquecem dos patrocinadores do espanhol que no mínimo fazem sua conta ser pelo menos 3 vezes maior que a do Kimi. Outro ponto? Hamilton! Seu salário é resultado de um pai/empresário muito dos espertos. Mas disso nem comento. Além disso, é bem provável que sua imagem e patrocínio renda boa grana, que no fim não o deixa muito longe de Kimi. E ele deve receber menos. Kimi tem 8 anos de F-1 e Lewis, tem míseros 3 incompletos. Mais um? Kazuki Nakajima paga para correr, mas porque ele é emprestado da equipe Toyota à Williams. Ou seja, a equipe é que financia sua estada na equipe azul e branco. Tudo uma questão de por no lápis. Tudo uma questão de tempo (experiência de cada piloto e sua história), contrato, procura (se um piloto é bem cotado, seu "valor" sobe), patrocínio...
Entre outras coisas, pergunto: Qual a finalidade? Mais uma vez, uma sublime dor de cotovelo? Ou só uma falta do que reportar?
Deixo as questões e digo que volto em breve!

Au revoir!
Por Magdalene de Pompadour

3 comentários:

Jack Fey disse...

Resolvi temporariamente a parada Magdalene. A propósito, você é minha companheira favorita, que os outros dois não vejam esse coment!

Magdalene de Pompadour disse...

Hehehehe, Obrigada Jack Fey!
Mas apure e saberá que nossos companheiros estão já estão postando coisas ótimas!

Jack Fey disse...

eu vi msmo!
grande equipe temos aqui!