sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween!



Hoje, 31 de outubro é o Halloween, o Dia das Bruxas. Este é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos. A etimologia se dá posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada ("hallow evening", em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: "Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween". Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.


A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições provocadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição. O intuito era de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos, e não cristãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados como bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo beirando ao ignorante e preconceituoso. Os mesmos deviam ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé. De fato certos acusados de bruxos ou bruxas muitas vezes eram obrigados a provarem sua fé e muitos era torturados para que confessassem atos ligados à magia negra. Assim divulgado entre a população era mais fácil propagar o “terrorismo”, por assim dizer, da Igreja para com seus fiéis.


A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" ). Essa designação se perpetuou e a comemoração do Halloween foi levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) já no século XIX.

Uma boa dica encontra-se nesse site, com mais algumas informações sobre a história do Helloween.

A inclusão de feiticeiras, fadas e duendes nestes rituais, originou-se da crença pagã de que, na véspera do Dia de Todos os Santos havia uma grande quantidade de espíritos de mortos que levavam avante uma oposição aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebração de Todos os Santos com festas e folias próprias deles mesmos.



Halloween no Brasil é difundido mais como uma festa de diversão com fantasias. Mas muitos nem se lembram ou festejam a data. Nos EUA a tradição é que ao menos as crianças se vistam com alguma fantasia e saia de portas em portas pedindo doces. As casas também são enfeitadas com decoração tradicional como fantasminhas, abóboras com velas e afins.



O tema já foi assuntos de filmes, mas reservei à vcs uma música antiga (de 1987, do álbum Keeper of The Seven Keys), seguindo o tema. Vejam o vídeo da banda alemã Helloween (sim, com "e" no lugar do "a"!^^). Adoro ela, em todo e completo sentido!^^



E então? Gostaram? Escolham suas fantasias, divirtam-se, se puderem, e Feliz Halloween!^^

Au revoir! ^^
Por Magdalene de Pompadour

2 comentários:

Jack Fey disse...

Salvou o Blog de deixar essa data passar
Thanks!

Magdalene de Pompadour disse...

^^