sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Depois de muito trabalho... Um pouco de moda...
Um pouco de Lolita....
Gothic Lolita ou "GothLoli" (ゴスロリ, gosurori) é uma moda urbana japonesa popular entre adolescentes e jovens adultas (e por vezes pessoas do sexo masculino), que vestem roupas de inspiradas, em sua maioria, pela moda
vitoriana, rococó ou edwardiana e freqüentemente tentam imitar a aparência de bonecas de porcelana ou princesas. A origem do gosurori é uma combinação da moda lolita – que envolve tentar parecer ‘fofa’ ou meiga a ponto de parecer infantil – e certas características da moda gotica.



O estilo floresceu nos idos de 1997/1998 e se tornou um estilo bem estabelecido, com suas próprias grifes, disponível em diversas boutiques, e até mesmo em algumas grandes lojas de departamentos a partir de 2001. Alguns consideram o gosurori como uma resposta ao movimento Kogal, tido pelas lolitas como “vulgar”, já que envolve exposição do corpo e sensualidade. No entanto, o gothic lolita talvez não possa ser considerado como uma subcultura propriamente dita já que não existe uma ideologia ou um credo comum a todas, um padrão de comportamento, nem música ou arte específicas a serem apreciadas - mas acima de tudo lolitas não são criaturas necessariamente grupais, que buscam socializar com outras lolitas. Sendo assim individualistas, não há como classificá-las como uma tribo urbana.



Mana, o líder da extinta banda de visual kei Malice Mizer, é creditado como tendo ajudado a popularizar o Gothic Lolita. Ele criou os termos “Elegant Gothic Lolita” (EGL) e “Elegant Gothic Aristocrat” (EGA) para descrever as peças de sua própria grife Moi-même-Moitié, fundada em 1999 – que rapidamente se estabeleceu como uma das marcas mais desejadas da cena Gothic Lolita. No ocidente, o termo "EGL" diversas vezes é tratado como se abrangesse toda a moda Lolita, ou como se fosse um sinônimo de "Gothic Lolita". "EGL" na verdade refere-se somente à linha de roupas da grife Moi-même-Moitié que leva este nome - e que é formada por roupas Lolita.
Futuramente darei detalhes mais aprofundados sobre os estilos!

Vamos a alguns subgêneros:


Aristocrat Lolita

Entre os varios estilos, esse é o estilo mais maduro. Tem mais relação com o estilo Gótico Romântico ocidental. Nas roupas são usadas menos estampas, laços,babados e afins. As saias são , em geral, mais longas. Usa-se também os famosos espartilhos de todos os estilos. Há também fraques ajustados, camisas com babados, cartolas e véus.




O estilo clássico, que remete à moda vitoriana e rococó original. As cores utilizadas são tons de bege, vinho, verde-escuro, marfim. Há também as estampas florais (maldosamente chamadas de estampa de sofá) muito lindos com um ar vintage. É o mais indicado para maiores, tem um ar mais adulto e delicadíssimo ao mesmo tempo.



O estilo dito "fofo", que usa cores como tons em rosa, verde claro, azul bebê, amarelo claro, pêssego. As estampas, quando utilizadas, são de coisas pequenas e consideradas "bonitinhas", como frutas, flores e até animais, notas musicais e afins. Geralmente Muito rosa... É o que tem a aparência mais infantil.




Uma subdivisão do sweet lolita, baseada em xadrez, quadriculado e estampas florais mais coloridas, além de frutas. O acessório mais comum é o minichapéu de palha.Tudo que tiver um ar pastoril, como cestinhas e flores.
ShiroLolita

Considerada por alguns subdivisão do sweet lolita ( shiro é branco em japonês), as shilolitas são lolitas que se vestem apenas de branco.

KuroLolita



( Kuro é negro em japonês ) também considerada subdivisão do sweet lolita por algumas pessoas, outros a vêem simplesmente como qualquer lolita vestida somente de preto. Há a influencia do goticismo nesse modo de vestir.

Punk Lolita A mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez, listras, e estampas. Os acessórios mais comuns incluem caveiras, coroas, minicartolas e boinas.


As guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita) são lolitas que usam bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".

Gothic Lolita A mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são preto, azul escuro e até mesmo vermelho. Devemos ressaltar que as gothic lolitas não tem conexão nenhuma com a tribo gótica e nem com Goth Rock. Notem que a maquiagem usada é sempre suave.Mas isso não significa que elas não ouçam musicas do gênero.



(Ero - erótico; Loli - abreviação de lolita) - mistura o sexy antiquado, sem exageros, com o lolita. Muitas vezes utiliza corsets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, como bloomers (a típica calçola da vovó, a Chiquinha de Chaves usa ^^), petticoats (saias de tule, filó ou tecido, vulgo anágua) e calcinhas grandes com babados. As saias costumam ser mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele. Utiliza-se também cinta-liga com meia 7/8, coroas e até armações de metal no lugar da saia.

Wa Lolita (ou Waloli)

O estilo é baseado na combinação entre acessórios japoneses,mais baseado no antigos quimonos e a moda Lolita. O nome se refere ao Japão pela antiga palavra "che" (和 ou 倭), que significa a "Mesma Nação","Terra de (Wa)", que é terra da harmonia.

A variante Qi Lolita (pronunciada "ci-loli") é um dos poucos estilos comuns da moda Lolita. É similar à Wa lolita, desde que incorpora acessórios tradicionais. E é em fato a combinação de elementos tradicionais chineses e o estilo Lolita.

Hime Lolita Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado: costuma ser alto e enfeitado com perolas coroas e flores. Usa-se cetros e coisas ligadas a realeza.
Deco Lolita
Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usam-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido. Existe uma preferência pela cor rosa, mas não existe nenhuma regra sobre a cor.

Vertentes Masculinas


São estilos que possuem uma ligação com o estilo Lolita, de fato não são "versões masculinas" mas são próximos em termo de inspirações e usuários, Ouji(príncipe) e Dandy( vitorianos de classe alta, mas sem titulo de nobreza na, com um gosto exótico, conhecidos por fazerem a moda da época.) são eles. Embora as roupas sejam em estilo masculino também inspiradas em estilo Rococó e Vitorianas, muitas garotas também usam esses trajes, indiferente da sexualidade e preconceito. Diversas pessoas chamam "ouji" de "kodona".

3 comentários:

Magdalene de Pompadour disse...

Sou leiguíssima nesse assunto, mas já tenho meu vestido a estilo Country Lolita. ^^

Ficou supremo o post Lady Aradya! Supremo! ^^

Lizzie disse...

Merci beaucoup cheriè

Jack Fey disse...

Lady Aradya rules!