sábado, 31 de outubro de 2009

Abu Dhabi - Treino Classificatório

Olá queridos!
Aqui estou para deixa-los informados sobre o GP de Abu Dhabi. Hoje, que tivemos o treino de classificação, este que determina o grid de largada para amanhã, a corrida.


Antes pela manhã tiveram as equipes mais um treino livre da qual Jenson Button da Brawn, o novo campeão mundial de 2009 foi o mais rápido nos Emirados Árabes:





As novidades do circuito deixaram a desejar. Particularmente pode ser moderno e muito bonito. Mas defeinitivamente é monótona e cansativa. Só se divertirá os pilotos e olha que não será todos. A pista tem poucos desafios, nenhum ponto estratégico de untrapassagem, e as curvas longas são boas para um tipo de carro, os da equipe McLaren. Se fossem curvas de alta (que no circuito não há nenhuma), as partes retas (uma delas é bem grande) poderia deixar o circuito sem dúvida muito rápido e bem menos travada. Mas não é o que acontece. Muitos carros estão ruins devido essa espectativa travada. As ferraris são um caso. O modelo F-60 realmente é uma bomba. E ainda contamos com presenças dos tipos pé-frio: Luca de Montezemolo (presidente da equipe Maranello) e Michael Schumacher...
Outras figuras marcaram presença: o ex-chefe da McLaren, Ron Dennis (banido da F-1 pelo escândalo de espionagem dos carros da Ferrari em 2007) apareceu hoje por aqueles lados dando indícios que seu protegido Lewis Hamilton seria o nome do dia.
E foi isso que aconteceu:





Sebastian Vettel pode lutar com sobras pelo vice campeonato desse ano, visto que seu concorrente a essa posição, Rubens Barrichello, está à duas posições do mesmo.
Os pesos dos carros foram divulgados. É importante saber essa parte dos pesos, para saber quando os carros pretendem fazer suas paradas nos boxes, em que volta e estratégia, mais ou menos calculada.

1. Lewis Hamilton – McLaren, 658,5 kg;
2. Sebastien Vettel - Red Bull, 663,0 kg;
3. Mark Webber - Red Bull, 660,0 kg;
4. Rubens Barrichello – BrawnGP, 655,0 kg;
5. Jenson Button – BrawnGP, 657,0 kg;
6. Jarno Trulli - Toyota ,661,0 kg;
7. Robert Kubica – BMW, 654,5 kg;
8. Nick Heidfeld – BMW, 664,0 kg;
9. Nico Rosberg – Williams, 665,0 kg;
10. Sebastian Buemi - Toro Rosso, 661,5 kg;  
11. Kimi Räikkönen – Ferrari, 692,0 kg;
12. Kamui Kobayashi – Toyota, 694,3 kg;
13. Heikki Kövalainen – McLaren, 697,0 kg;
14. Kazuki Nakajima – Williams, 704,0 kg;
15. Jaime Alguersuari - Toro Rosso, 696,5 kg;
16. Fernando Alonso – Renault, 708,3 kg;
17. Vitantonio Liuzzi - Force India, 695,0 kg;
18. Adrian Sutil - Force India, 696,0 kg;
19. Romain Grosjean – Renault, 710,8 kg;
20. Giancarlo Fisichella – Ferrari, 692,5 kg.

Sendo Robert Kubica o mais leve, é o que abrirá a sessão de abastecimento. Barrichello irá precisar de muita fibra na largada se quiser o vice campeonato. Mais leve que Vettel sua única chance será a largada, fora isso, nos boxes ele irá parar bem mais cedo que o alemão da Red Bull. Romain Grosjean é o mais pesado e fechará os abastecimentos.
Heikki Kovalainen trocou o câmbio e perderá 5 posições no grid, ou seja, largará em décimo oitavo.
A corrida promete ser monótona. 56 voltas podem durar eternidades.
É a última corrida do ano, e talvez a mais sem graça também. Espero me enganar amanhã.

Meu comentário? Torço muito por Sebastian Vettel amanhã ultrapassar Lewis Hamilton. E por ser a última corrida de Kimi Räikkönen na Ferrari (e por não ter contrato definido para 2010, talvez o campeão de 2007, não fique na F-1), desejo que sua corrida seja bem melhor que sua classificação.

Au revoir! ^^
Por Magdalene de Pompadour

1 comentários:

Jack Fey disse...

POstagem Exuberante!

Maravilhosa Magdalene!