sexta-feira, 16 de abril de 2010

F-1: Treinos livres do Grande Prêmio da China

Salut amis!
Vamos falar do Grande Prêmio da China, que acontece nesse fim de semana, a quarta etapa do campeonato de F-1.
Hoje foram dias de treinos livres e o primeiro treino ficou a cargo dessas situações:
- Alonso teve o motor estourado mais uma vez (aê Ferrari, motor reciclado não era confiável?)
- A imagem que todos provavelmente vão guardar na memória ocorreu com Sebastian Buemi hoje, nesse primeiro treino. Vejam o vídeo:


Nunca, nunca mesmo vi isso. Mas aconteceu e foi com o suiço Buemi. Inacreditável!
Confiram a classificação completa do primeiro treino livre:


- Mercedes e McLaren ao topo. E a Ferrari decepciona os fãs de Fernando Alonso. Eu me pergunto, para quê precisam de grandes pilotos como Kimi e Fernando se só o que fazem é não darem respaldo para os caras? Rasgam dinheiro para mim, mas enfim...
O segundo treino livre ficou à cargo dessa sequência:


Buemi obviamente não treino pois era preciso que seu carro fosse arrumado. As McLarens e Mercedes se amnteram a frente, as Red Bulls parecem modestas mas sabemos que Sebastian Vettel costuma se mostrar bem forte nos treinos classificatórios (que são os que realmente valem alguma coisa). As Ferraris... Puff!
Os tempos do dia então:

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m35s217 (45 voltas)
2 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m35s465 (39)
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m35s593 (41)
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m35s602 (53)
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m35s791 (44)
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m35s995 (46)
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m36s254 (44)
8 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m36s377 (62)
9 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m36s389 (49)
10 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m36s604 (39)
11 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m36s944 (55)
12 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m36s986 (44)
13 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m37s421 (51)
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m37s431 (54)
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m37s657 (47)
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m37s804 (31)
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m37s867 (20)
18 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m38s618 (26)
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m39s624 (57)
20 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m39s939 (5)
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m39s947 (53)
22 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m40s233 (47)
23 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m41s008 (52)
24 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m41s107 (55)
25 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m41s345 (55)

A reportagem que seleciono do dia de hoje, vem do Uol Esportes:


A história se repetiu pela terceira sexta-feira de treinos seguida nesta temporada. Desta vez foi na China, onde o inglês Lewis Hamilton se consolidou como o mais rápido das duas sessões de treinos livres, assim como já havia acontecido nos dois GPs anteriores. Enquanto isso, a Ferrari teve outro desempenho discreto nos ensaios, marcado apenas pela falha no motor de Fernando Alonso na primeira sessão.
Mesmo assim, o espanhol terminou à frente Felipe Massa no geral dos tempos do dia, sendo 0s3 mais rápido que o companheiro. Na segunda sessão, Alonso foi o décimo, e o brasileiro ficou logo atrás, em 11º. De acordo com a história dos GPs anteriores, essas posições deverão ser melhoradas no treino oficial, às 3 horas (de Brasília) deste sábado.
O brasileiro da Ferrari tentou justificar a lentidão da Ferrari e a superioridade da McLaren nos treinos livres: “A gente vê que na sexta-feira 90% das equipes andam com pouca gasolina e a McLaren desde a primeira corrida vem andando sempre e fazendo até simulação de classificação na sexta-feira”, comentou Massa.
Rubens Barrichello foi o 15º mais rápido, superando em duas posições o companheiro Nico Hulkenberg na Williams. Bruno Senna foi o mais lento, dois décimos atrás de Lucas di Grassi. Mas a Hispania demonstrou evolução com o indiano Karun Chandhok, que foi mais rápido do que a Virgin do brasileiro.
"Foi bom, acho que fui um dos pilotos que mais deu volta na pista. 55 é praticamente uma corrida e isso foi o mais importante para nós, fazermos esse trabalho de confiabilidade, que ainda é nosso principal objetivo", avaliou Di Grassi.
Lá na frente, as primeiras posições se alternaram entre McLaren e Mercedes. O “rei das sextas” do ano passado, Nico Rosberg, ficou em segundo lugar, 0s248 atrás de Hamilton, que cravou o melhor tempo do dia com 1min35s217. Seu parceiro Jenson Button ficou em terceiro, e Michael Schumacher em quarto, logo à frente dos dois carros da Red Bull.
“Estamos melhorando pouco a pouco. Estamos em uma situação em que você tem Red Bull e Ferrari brigando pela ponta, depois a McLaren, nós e a Renault em um grupo imediatamente atrás”, comentou o heptacampeão mundial. “Parece que chegamos perto dos caras da frente, mas teremos que provar isso no domingo”, finalizou.
Na segunda sessão, todos os pilotos melhoraram seus tempos, à exceção de Sebastien Buemi, que não correu devido ao grave acidente sofrido no primeiro treino. A Toro Rosso informou que a batida foi causada por uma falha de fabricação na nova suspensão inaugurada na China.
O acidente de Buemi foi feio porque o piloto ficou, de repente, sem as duas rodas da frente, e foi com tudo para a brita.
Após a batida, o suíço estava claramente abalado, mas aparentemente ileso. No intervalo entre as sessões, ele visitou a enfermaria e foi liberado sem lesões, mas não teve carro para voltar à pista. 
Menos grave foi a quebra de Fernando Alonso, que saiu da pista na primeira parte do treino após uma falha no motor, o mesmo que já havia sido substituído no Bahrein. O espanhol voltou a trocar de propulsor e conseguiu voltar para fazer o décimo tempo na segunda sessão.
Sendo assim, ele já perdeu dois motores, e restam apenas seis motores para que Alonso complete as próximas 15 corridas sem punições. Na Malásia, o espanhol já ficou sem pontuar devido a uma quebra. No entanto, ele não considera que o problema na China seja um agravante para a já abalada confiabilidade da equipe.
"Preocupação zero. Se perdermos mais motores, aí vamos começar a pensar, mas agora não há com o que se preocupar, e esse motor iria se acabar cedo ou tarde mesmo. Foi por isso que o removemos no Bahrein, sabíamos que ele estava morrendo", justificou Alonso.

O terceiro treino livre ocorre à 00:00 horário de Brasília, do dia 17 (ou seja sábado) e será transmitido pela Sport Tv. O Treino Classificatório para o Grid de Largada será sábado às 3horas da manhã, e a transmissão já sabem, é pela Tv Globo.
Au revoir!

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