sábado, 13 de março de 2010

GP do Barein: Vettel é o primeiro Pole Position!

Os 3 primeiros do Grid de Largada do Barein e os primeiros da temporada...

Salut amis! Bon Jour!
Acordamos cedo e já começamos com nossa diversão e obrigação do dia. Tivemos hoje pela manhã o treino classificatório do GP do Barein, o primeiro da temporada da Fórmula 1. Antes do TC tivemos o terceiro treino livre, da qual as parciais foram estas:


Às 8:00 da manhã, horário de Brasília conferimos o treino classificatório que valeria o grid de largada para esse domingo e Sebastian Vettel da Red Bull Racing voou principalmente no Q2 e na disputa da Pole de forma bem fácil. Vejam as parciais do Q1, Q2 e Q3 de cada um dos 24 pilotos:


Amanhã será um pouco difícil para mostrar algum palpite sobre a corrida como um todo. Ainda não sabemos ao certo qual o rendimento de cada motor frente ao consumo de combustível (não teremos mais reabastecimento). Cada carro entrará com o mesmo peso de combustível, o que definirá quem será o vencedos desse primeiro GP para mim são duas coisas: o óbvio rendimento do motor (o motor que queimar menos combustível terá melhor aproveitamento) e o piloto que souber poupar mais essa queima de combustível, o melhor piloto em pista com toda certeza, levará o primeiro pontinho do campeonato.
Não conto nem sobre tortura por quem estarei torcendo! ^^

Para quem não assitiu o TC, um resuminho do site Tazio:


Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou a primeira pole position da temporada de 2010 da F-1 e larga na frente na abertura do campeonato, no Bahrein.
O alemão travou uma disputa intensa com as Ferrari de Felipe Massa e Fernando Alonso, retrato do equilíbrio já previsto ao longo da pré-temporada. Com o tempo de 1min54s101, o jovem piloto ficou 0s141 à frente do brasileiro.
Felipe, por sinal, levou a melhor no primeiro duelo interno contra seu badalado companheiro de equipe: em sua estreia pela escuderia italiana, Fernando cravou 1min54s608, mais de 0s3 atrás do vice-campeão mundial de 2008.

Lotus, Virgin, Hispania e mais um

Lucas Di Grassi foi o responsável por abrir as atividades no Q1. Em seu primeiro treino oficial como piloto titular na F-1, o brasileiro se limitou a acumular quilometragem com o carro da Virgin e parte na 22ª posição, à frente apenas dos carros da Hispania.
O time espanhol, por sinal, finalmente conseguiu promover a estreia de Karun Chandhok na categoria. No entanto, apesar da evolução na performance dos carros do time _a diferença, que beirava os 12 segundos, caiu para pouco mais de 6 segundos nas mãos de Bruno Senna_ não foi suficiente para livrar a escuderia da última fila.
O mesmo destino tiveram, previsivelmente, Virgin e Lotus. O "bobo" da história, já que pelo menos seis dos sete eliminados já estavam praticamente pré-definidos, foi Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, que se juntou a Senna, Chandhok, Trulli, Kovalainen, Glock e Di Grassi na "turma do fundão".
Na frente, a primeira posição passou pelas mãos apenas de três equipes: Mercedes, Ferrari e Red Bull. Alonso, dominante, fez o melhor tempo, com 1min54s612, superando Sebastian Vettel, Felipe Massa e Mark Webber.

Vettel mostra as garras; Schumi e Button sofrem

No Q2, foi a vez de Sebastian Vettel mostrar a superioridade da Red Bull. A equipe, que esteve discreta ao longo de todo o fim de semana barenita, voou pelas mãos do jovem alemão, que imediatamente foi o mais rápido, com 1min54s035. No final da sessão, o piloto baixou ainda mais o próprio tempo e cravou a melhor volta do fim de semana: 1min53s883.
Mais uma vez, as primeiras posições foram dividias entre a escuderia dos energéticos e a Ferrari, que colocou Alonso em 2º lugar e Massa em 4º, atrás de Webber.
No entanto, dois campeões mundiais sofreram para conseguir suas respectivas vagas na "superpole": Schumacher e Button. O alemão, nono colocado, sequer conseguiu melhorar seu tempo em sua última tentativa, mas ainda assim ficou com a vaga. Já o britânico, no entanto, arrancou na raça uma última volta salvadora que o alçou da 11ª posição para a oitava.
Discreto, Rubens Barrichello ficou com a primeira vaga fora do Q3, na 11ª posição, e foi eliminado ao lado de Vitantonio Liuzzi (Force India), Nico Hulkenberg (Williams), Pedro de la Rosa (Sauber), Sébastien Buemi (Toro Rosso), Kamui Kobayashi (Sauber) e Vitaly Petrov (Renault).

Duelo entre Vettel e a Ferrari

No Q3, Vettel enfrentou a dura concorrência da Ferrari, que a princípio parecia pronta para disputar entre si a pole position.
Com performances muito parecidas, Massa e Alonso dividiram as duas primeiras posições, com o espanhol na frente, até o momento em que o alemão da Red Bull foi à pista.
E Vettel precisou de apenas uma volta para voar baixo no deserto barenita e iniciar a temporada com a primeira posição: com 1min54s101, o jovem piloto superou Felipe em pouco mais de 0s1.
O brasileiro, que larga na primeira fila, levou a melhor sobre Alonso apenas em sua última volta rápida. Lewis Hamilton, da McLaren, parte na quarta posição, com Nico Rosberg, da Mercedes, em quinto, e Mark Webber, da Red Bull, fechando o top 6.
Em seu retorno à categoria, Michael Schumacher parte em sétimo, à frente de Button (McLaren), Robert Kubica (Renault) e Adrian Sutil (Force India).
A largada para o GP do Bahrein ocorre neste domingo, às 9h (de Brasília).

Volto mais tarde caso alguma novidade apareça.
Au revoir, amis!

0 comentários: