sexta-feira, 12 de março de 2010

F-1: Treinos livres para o Grande Prêmio do Bahrein

Salut amis!
Venho a vcs com os tempos dos treinos livres dessa sexta-feira para o GP do Bahrein, o primeiro da temporada de Fórmula 1.

Parciais do primeiro tempo livre:


Sim... Vcs leram certo. O melhor tempo da manhã foi sim de Adrian Sutil da Force India. (Ai, meus sais!)
O segundo treino livre:


Para quem não leu, indico o especial do site Tazio a respeito das novas regras, que ressalto logo abaixo:

Especial: Novo regulamento desafia times e pilotos

A temporada 2010 da F-1 praticamente assinala um divisor de águas na categoria, pois deve mudar de forma significativa a forma como as equipes fazem seus planejamentos de corrida e a maneira com que os pilotos conduzem seus carros.
Em um universo onde quem vence nem sempre é o mais veloz, mas sim aquele que possui a melhor estratégia, tudo indica que a grande atração desta temporada deva ser o desafio que engenheiros e chefes de equipes terão pela frente.
 
O enigma do fim do reabastecimento

A maior mudança, e que certamente causou grande impacto no planejamento de todas as escuderias, foi a proibição do reabastecimento, algo que altera completamente a estrutura dos carros, que agora terão tanques maiores, pulando de aproximadamente 80 litros de capacidade para 250.
Isso, além de impactar na construção dos novos chassis, que agora precisam acoplar um tanque muito maior, afeta também o estilo de pilotagem de cada competidor, já que agora será necessário poupar muito mais os pneus e os freios para conseguir terminar a corrida em boas condições.
Esta medida volta à categoria após 17 anos, já que a última vez que a F-1 operou sem reabastecimento foi em 1993. A alteração, no entanto, não afeta a troca de pneus, que segue no regulamento, permitindo o uso dos dois compostos para pista seca durante um GP, além dos já utilizados para chuva.

Pontuação mais abrangente

Outra mudança implementada pela FIA foi no sistema de pontuação, que agora amplia a zona de pontos aos dez primeiros colocados em cada corrida, em vez de oito, como praticado até 2009. Esta alteração se deve à entrada de três equipes novas no grid, que agora é composto por 12 times.
Sob esse novo sistema, o vencedor soma 25 pontos no campeonato, com 18 para o segundo e 15 para o terceiro. Os competidores que vierem na sequência contabilizam 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1, respectivamente.

Mais peso e pneus mais estreitos

Para este ano, a FIA estipulou também que não mais divulgará o peso dos carros, como fez até o ano passado, o que impede o planejamento de qualquer estratégia de parada nos boxes pelas equipes. Agora, os monopostos da categoria terão 650 em vez de 620kg e, por acordo mútuo, não serão mais equipados com o sistema de recuperação de energia (Kers).
Os pneus dianteiros apresentarão uma ligeira diferença em relação a seus antecessores, com uma redução de 270 para 245mm, que deve gerar menor aderência à pista. Além disso, a Bridgestone, fornecedora oficial de pneus, colocará à disposição das equipes um composto muito mais duro do que os anteriores, com o objetivo de compensar o aumento no peso e, consequentemente, no desgaste.
O número de pneus para pista seca também foi reduzido de 14 para 11 jogos por final de semana e os pilotos que entrarem no Q3 (sessão que define os dez primeiros no grid) devem iniciar a corrida com os mesmos compostos que disputaram o último treino.

Mais times, classificação diferente

Com 12 equipes disputando a temporada, o equivalente a 24 carros no grid, fez-se necessária uma alteração no sistema do treino classificatório. Diferentemente do último ano, em que cinco carros eram eliminados no Q1 e no Q2, agora sete pilotos serão retidos, ao passo que os dez restantes brigarão pelas primeiras posições no grid.

Maior flexibilidade nos testes

Para evitar que mais pilotos passem pelo que o espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, enfrentou em 2009, quando foi promovido ao cargo de piloto titular no meio da temporada sem nunca ter guiado um F-1, a FIA permitiu que pilotos inexperientes testem antes de substituir um competidor.
A única exigência para a sessão de treinos é que esta não seja realizada em um circuito que figura no calendário atual. Testes em linha reta, muito feitos em aeroportos, foram reduzidos para seis em vez de oito. Se quiserem, podem substituir esses dias em quatro horas de atividades no túnel de vento.

Leia os outros textos do especial do Tazio: "O Mundial da Democracia" e outros especiais. Vale muitíssimo a pena para ler todos, hoje (hehehehehe!) antes de começar a temporada já que muita coisa pode mudar devido alguma polêmicas relatados em algumas destas matérias do site Tazio.

Bom, sobre os treinos livres, eles não dizem muita coisa. A resposta é sim e não. É bem isso. Treinos de sexta são uma incógnita. Acabo de crer que leva mais a idéia do dia do piloto e dos ajustes do carro do que propriamente uma antecipação do Treino Classificatório em si. Amanhã um ajuste errado, pode piorar ou melhorar. Sempre é assim, nunca é fácil premeditar como as coisas ocorrerão no TC.
Façam suas apostas de quem será o primeiro pole position de 2010 amanhã no Bahrein. Tem muita "briga" boa amanhã já no classificatório, imaginem na corrida.

Só de praxe, para quem acompanha o treino pela tv, a Rede Globo começará a Treino Classificatório nesse sábado, às 7:55 da manhã. Valerá a pena acordar cedo (apesar de ter que ouvir Sir Galvão logo pela manhã, pode ser bem, digamos... triste?! Mas não nos cabe outra opção, não é mesmo?) A corrida no domingo está marcada para começar a transmissão às 8:50 hs, horário de Brasília.

Au revoir!

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