sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cultura - Sexta - Feira 13

Por Jack Fey



Hoje, para mim, é um dia muito especial. Não sei quanto a vocês, mas amo quando acontece uma sexta -feira 13, seja em qual mês for. Hoje é uma sexta-feira 13. Assim sendo eu não poderia deixar um dia tão especial passar em branco.

A sexta-feira 13, independente de qual mês caia, é considerada um dia de azar. Numerologicamente falando (não sei se acabei de inventar uma palavra, mas me refiro à numerologia - estudo dos números) o número 12 é considerado algo completo, enquanto que o 13 é irregular. Pense bem, há 12 meses no
ano, 12 signos do zodíaco, Jesus possuía 12 apóstolos e etc.
Jesus foi morto numa sexta-feira. Agora junte este dia azarado, com o mais azarado do mundo, ou seja, matematicamente falando, sexta-feira + 13 = dia muito azarado!
São várias e várias as superstições que cercam este dia. Lembrem-se da Santa Ceia. Sentaram-se 13 pessoas na mesa: Jesus e seus 12 apóstolos. Dois deles morrerram em seguida: Jesus crucificado e judas Provavelmente vítima de suicídio.
A Mitologia Nórdica também assume um papel na origem das surperstições desta data. Dizem que foi feito um banquete no Valhalla convidando 12 divindades. Loki, o Deus do Fogo, ficou demasiadamente enciumado por nao ter cido convidado, armou uma cilada para um Deus Cego, Baldur, Deu
s Solar, filho favorito de Odin, o Deus dos Deuses. Baldur se feriu e houve uma grande euforia. Outro jantar que deu errado, composto por 13 pessoas.
Daí surge a lenda que diz que convidar 13 pessoas para um jantar é algo extremamente agourento. E ainda, se isto acontecer, uma das 13 pessoas morrerá em um prazo de um ano!
A Escandinávia entra com a relação à
sexta-feira. Este seria o dia consagrado a Frigga, deusa da fertilidade e do Amor. porém, quando os nórdicos e alemães foram obrigados a sucumbirem ao cristianismo, Frigga foi exilada no alto de uma montanha, pois alegavam que ela era uma bruxa.
Para se vingar, ela juntou-se a 11 bru
xas e ao demônio, total de 13 entidades, e começou a rogar pragas sobre os humanos.
Os humanos se enfureceram com a Deusa, e o dia dedicado a ela passou a ser mais um dia de azar.
Há várias e várias histórias e mitos como: não passar debaixo de escadas, quebrar espelhos, e ver gatos pretos. Mas não pretendo falar sobre isso.

Deixo, por fim, a dica de um filme para assistirem hoje:

Sexta - Feira 13


Este eu assisti na estréia (no cinema) e devo dizer que é um filme diferente dos que andam fazendo. Jason não caminha mais devagar, agora ele corre atrás de suas vítimas o que deixa o filme mais excitante e assustador. O sangue jorra em todo lugar e vítimas não faltam para o facão de Jason.
Seja bem vindo a Crystal Lake e aprecie um pouco das origens de Jason!
Um filme maravilhoso e muito indicado para hoje. Passe em uma locadora e alugue um exemplar para assistí-lo. Não irá se arrepender.

No mais, fico por aqui!

Assim disse Jack Fey...

0 comentários: