terça-feira, 30 de março de 2010

Desafio das Listas: As Mais Belas Vozes da Finlândia by Magdalene de Pompadour

Salut amis!
Como foi falado no post Desafio das Listas que postei na segunda - feira e como meu amigo Jack Fey aceitou fazermos a brincadeira, cá estou com nossa primeira lista da qual faço hoje e Jack fará a sua logo que montar a dele acerca do mesmo tema.

Pois a minha proposta de lista é a seguinte:As Mais Belas Vozes da Finlândia!Pois vamos a ela:


As Mais Belas Vozes da Finlândia (by Magdalene de Pompadour)

Conversando com minha amiga Manu do blog I Love It Loud acabamos por montar uma lista de cantores favoritos do país mais admirado por nós: a Finlândia.
Decidi divulgar a lista (para então sairmos um pouco dos assuntos envolvendo o mundo dos esportes a motor, para variar um pouquinho enos divertir)
Lista do 12 ao 1, (não em ordem de preferência, afinal todos tem peso praticamente igual). Com vocês:

12 – Alexi Laiho (vocalista e guitarrista do Children of Bodom) 


Nascido como Markku Uula Aleksi Laiho em Espoo, na Finlândia, em 8 de Abril de 1979, obviamente a construção da sua carreira musical chama mais atenção pelo seu talento com as cordas. Desde novo, estudou por 5 anos violino clássico, para só depois iniciar-se no estudo da guitarra. É irrevogável que o seu talento mais supremo seja com a guitarra, mas vale ressaltar que ele cresceu e se desenvolveu para o mundo da música: se aprofundou no estudo de guitarra com 11 anos, estudou a finco música (inclusive piano) na escola chamada “Pop & Jazz Konservatorio” em Oulunkÿla. Foi praticamente autodidata em guitarra, usando como base discos de hard rock e glam metal de sua irmã nos estudos. Foi, no conservatório, apresentado a diversos estilos tais como jazz e bossanova. Seu interesse rondava entre Metallica e Guns ‘n Roses, que eram influência da época, além de bandas de black metal como o grupo norueguês Darkthrone. Também no final dos anos 80 se interessou por thrash metal a partir da banda Stone (excelente banda finlandesa) de onde Roope Latvala, um dos guitarristas da banda, se tornaria seu mentor e mais tarde, também guitarrista do Children of Bodom.
Alexi toca em bandas como Sinergy e Kylähullut, já tendo tocado também nas bandas  Thy Serpent  e Impaled Nazarene.
Seu vocal é apurado, digno de respeito para os adeptos do estilo em que se enquadra a banda: death metal melódico e extreme power metal.


11 - Ville Hermanni Valo, ou penas Ville Valo nasceu em 22 de novembro de 1976 e é o frontman da banda HIM. 


Particularmente a banda não é das minhas mais favoritas, mas a voz de Ville é algo notável, e talvez boa o suficiente a ponto de ser insubstituível.
Ville participou e esteve de outras bandas antes de formar o HIM, tais como, B.L.O.O.D (1987-88), Eloveena Boys (1987-88), Kemoterapia (1989-99) and Daniel Lioneye.
Não há nada que possa definir me palavras como a voz de Ville é, é preciso ouví-lo. Portanto:


10 – Lauri Ylönen (vocalista do The Rasmus)


Lauri nasceu em Helsinque em 23 de abril de 1979. Além de vocalista do The Rasmus, também é o principal compositor. Estudou guitarra e piano e nessa época foi quando sua irmã lhe disse que tinha uma boa voz e deveria tentar cantar. Deixou os estudos e se dedicou à música. Lauri tem a típica voz doce e agradável que é simplesmente ótima.


9 - Juha-Pekka Leppäluoto nasceu em Raahe, no dia 15 de novembro de 1974. É atualmente vocalista da banda Charon. 


Chamou-me atenção justamente pela música “Little Angel” do Charon, onde mostra uma voz digamos... Bombástica. Em meio as suas participações especiais, fora do Charon, JP já excursionou com a banda Amorphis, foi vocalista no 1º cd da banda Poisonblack, Escapexstacy, já cantou em uma música (Welcome to the cult) da banda Astray, em música da banda Inactive Messiah (música "Be My Drug") e cantou também no cd de músicas natalinas tocadas e cantadas por músicos do cenário heavy metal, Raskaampaa Joulua. Além disso, participou de um projeto chamado “Northern Kings” um grupo de covers (a maioria de sons dos anos 80) com uma tacada de de symphonic metal, composta por ele e mais três vocalistas: Jarkko Ahola (Teräsbetoni, ex-Dreamtale), Marco Hietala (Nightwish e Tarot), Tony Kakko (Sonata Arctica). O primeiro single, "We Don't Need Another Hero" (cantada por Tina Turner em 1985 no filme Mad Max Beyond Thunderdome), foi lançado em 2007, seguido de seu álbum de estréia, Reborn. Em 2008 lançaram outro intitulado de Rethroned.



8 - Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli, ou apenas Tarja Turunen, nasceu em Kitte em 17 de agosto de 1977. A única moça a dar as caras na lista dispensa muitas apresentações. Ex-vocalista do Nightwish é uma soprano muito da talentosa. Sua biografia mostra uma riquesa de prêmios e projetos. Mesmo fora da banda que a revelou, segue mundo afora se sustentando com carreira solo fazendo as coisas como queria “de seu jeito”.



7- Tony Kakko


O vocalista da banda Sonata Arctica nasceu em 16 de maio de 1975 em Kemi. As bandas Queen, Stratovarius, Children of Bodom e Nightwish são as suas maiores influências, para além de se inspirar também no Inverno. Em 2001 foi convidado pela banda Nightwish para gravar a nova versão da música Astral Romance, que apareceu na EP Over the Hills and Far Away. Para além disso, também fez backing vocals na música Over the Hills and Far Away e um dueto com a cantora Tarja Turunen em Beauty and the Beast, que aparece no DVD From Wishes to Eternity. Além disso é um dos vocalistas do projeto Northern Kings, falado acima.


6 – Ari Koivunen


Koivunen nasceu em 7 de junho de 1984, em Kouvola, Finlândia. Ele foi o vencedor do programa Idols (Ídolos) na edição do ano de 2007, na Finlândia, cantando clássicos do rock e do heavy metal. Me chamou atenção por acaso em algum site sobre música onde postaram o vídeo do mesmo cantando Perfect Strangers do Deep Purple. (link) Foi então paixão (no bom sentido, ok?) a primeira vista! Fiquei de queixo caído vendo o vídeo e mal pude esperar para que saísse o cd solo do garoto. Seu álbum de estréia foi Fuel For The Fire, foi lançado oficialmente em 30 de Maio de 2007. Em 11 de Junho de 2008, Ari Koivunen (a banda) lançou o álbum Becoming. No fim de 2008, a banda Amoral anunciou o convite feito a Ari Koivunen,  para cantar na banda como membro oficial.


5 – Timo Kotipelto nasceu em 15 de março de 1969, em Lappajärvi na Finlândia. É o vocalista da banda de power metal Stratovarius e “solo” Kotipelto. As vozes do estilo de Kotipelto me fascinam e obviamente ele estaria na minha lista. 


Muito do que gosto de Stratovarius, Kotipelto é bem “culpado”... xD A tarefa difícil? Escolher uma só música para expressar isso...



4 – Jarkko Ahola nasceu em 24 de agosto de 1977, em Toijala (atualmente chamada de Akaa), Finlândia e é baixista e vocalista da banda de heavy metal Teräsbetoni. Fez parte também de bandas como Dreamtale, Cosmic Spell, High Voltage, Critical Mess e Bulldozer. É um dos vocalistas do projeto Northern Kings e também do projeto Raskaampaa Joulua com outros conhecidos músicos finlandeses. Foi pelo Northern Kings que o conheci. Logo procurei sibre a banda Teräsbetoni e percebi que o meu estilo de vocal favorito cantado em músicas com letras em finlandês é algo maravilhoso!


3 – Samu Haber (vocalista da banda Sunrise Avenue)


Saindo do mundo do metal eu escolho Samu Aleksi Haber com o posto de terceiro vocal da minha lista. Samu nasceu em 2 de abril de 1976 em Helsinque, e é o vocalista da banda pop-rock praticamente desconhecida aqui no Brasil, Sunrise Avenue. Também toca guitarra (já tocou numa banda chamada Absurdus, que era mais voltado ao heavy metal). Eu soube da banda através de uma amiga e achei o pop-rock deles muito divertido, como essa música super meiga do último álbum Popgasm lançado em 2009:


2 – Marko Saaresto nasceu em 5 de dezembro de 1970 e é o vocalista e também letrista da banda Poets Of The Fall. 


Foi uma descoberta recente muito da agradável, como Samu Haber. Marko pelo pouco que sei estudou canto clássico, inglês, é massagista, e sabe desenho gráfico. Tem vários hobbies entre yoga e acupuntura e sabe muito bem guitarra e piano. Sua voz é espetacular mesmo e para ilustrar isso vcs podem  conferir nessa música:


O favorito hehehehehehe:


1 – Marco Tapani Hietala nasceu em 14 de janiero de 1966. Meu favorito sempre, hoje vocalista e baixista do Nightwish e sua antiga banda (que o revelou na cena do heavy metal) Tarot. Substituiu Sami Vänska no Nightwish em 2002 e a partir disso conheci Marco e sua bela voz. O álbum de estréia dele como segundo vocalista na minha banda favorita foi Century Child. Deixo aqui 2 das músicas que arrebentam com Marco no vocal. Uma do Nightwish, outra do Tarot:



Espero que tenham gostado. ^^ Eu simplesmente adoro esses carinhas.
Jack passo o desafio para vc! Espero que se divirta! ^^
Au revoir, amis!

0 comentários: