terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cinema: As 10 maiores injustiças de toda história do Oscar®

Salut amis!
Foi selecionado esse mês na revista Veja, em seu site as 10 maiores injustiças do cinema, nos Oscar®.
Pois bem, vou dispor para vcs logo abaixo, do número décimo ao primeiro, sugeridos pela revista:

10 -  2003: Melhor Atriz Coadjuvante para Catherine Zeta-Jones

Se não bastasse o fato de Catherine ter sido protagonista - e não coadjuvante - em Chicago, sua premiação foi injusta também porque concorriam ao prêmio Julianne Moore, por As Horas, e Meryl Streep, por Adaptação.

Acompanhem o vídeo de Chicago:


9. 2003: Melhor trilha sonora para Frida

Philip Glass compôs para As Horas uma das mais belas e famosas trilhas da história do cinema, mas viu Elliot Goldenthal subir ao palco e levar a estatueta. O longa de Stephen Daldry levou apenas um prêmio de “consolação”: Melhor Atriz para Nicole Kidman.

Acompanhe a cena final de "As Horas":



8. 1979: Nenhuma estatueta para Apocalypse Now

O filme de Fracis Ford Coppola foi indicado a oito categorias – e voltou para casa de mãos vazias. O longa perdeu o prêmio de Melhor Filme para Kramer Vs Kramer, de Robert Benton, que também derrotou Coppola na categoria de Melhor Diretor. Robert Duvall completa a lista de injustiças, tendo perdido a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante para Melvyn Douglas, de Muito Além do Jardim.

Acompanhe um trecho do filme:


7. 1999: Melhor atriz para Gwyneth Paltrow

O prêmio foi injusto não só porque naquele ano Fernanda Montenegro concorria à estatueta por sua belíssima atuação em Central do Brasil. É que Cate Blanchett e Meryl Streep também haviam sido indicadas por Elizabeth e Um Amor Verdadeiro, respectivamente. Com três nomes de tanta qualidade na disputa é no mínimo de se estranhar que a Academia tenha optado por Gwyneth.

(Eu particularmante acho Gwyneth a atriz mais sem sal que há!)
Acompanhe um trecho do filme "Shakespeare Apaixonado":


6. Martin Scorsese ‘esquecido’

Além de ver o filme de Stallone derrotar Taxi Driver em 1976, Martin Scorsese sequer foi indicado ao prêmio de Melhor Diretor por um de seus mais brilhantes trabalhos. Essa, porém, não foi a única injustiça sofrida pelo diretor. A Academia também o ignorou em Touro Indomável, Os Bons Companheiros e em outras três oportunidades. Scorsese só foi premiado na categoria de direção em 2007, por Os Infiltrados.

Acompanhe uma cena de Taxi Driver:


5. 1976: Melhor filme para Rocky, um Lutador

Pode parecer piada, mas o filme estrelado por Sylvester Stallone não só levou a estatueta, como o fez no lugar de Taxi Driver, até hoje considerado um dos melhores filmes de Martin Scorsese.

Final de "Rocky":


4. 1971: Melhor filme para Operação França

O longa de William Friedkin até mereceria a estatueta – desde que não estivesse concorrendo com Laranja Mecânica. Essa, aliás, não foi a única injustiça sofrida pelo clássico de Stanley Kubrick. O diretor foi derrotado por Friedkin também na categoria de Melhor Direção. E Malcolm McDowell, que interpreta o protagonista Alex, sequer foi indicado a Melhor Ator.

Trailer de "Laranja Mecânica":


3. Charles Chaplin ignorado

Nem mesmo as obras-primas do cinema mudo Luzes da Cidade, Tempos Modernos e Em Busca do Ouro fizeram com que a Academia enxergasse Chaplin. Ele permaneceu ignorado até 1972, quando recebeu uma estatueta pelo conjunto de sua obra. Antes disso, só recebeu prêmios menos importantes, como o Oscar de Melhor Trilha Sonora por Luzes da Ribalta.

Trailer de "Tempos Modernos":


2. 1942: Derrotas de Cidadão Kane

O longa de Orson Welles é considerado até hoje um dos mais importantes da história do cinema – mas a Academia não pensou assim. Com nove indicações, o filme saiu da premiação apenas com a estatueta de Melhor Roteiro Original. O vencedor de Melhor Filme naquele ano foi Como Era Verde o Meu Vale, de John Ford.

Acompanhe:


1. Apenas uma estatueta para Alfred Hitchcock

Ignorado pela Academia durante vários anos, a única estatueta que o diretor conseguiu foi o prêmio Irving Thalberg, pelo conjunto da obra, em 1967. Para se ter uma ideia, o revolucionário Os Pássaros, de 1963, foi derrotado na categoria de efeitos especiais por Cleópatra. Já o clássico Psicose perdeu para Se meu Apartamento Falasse o prêmio de Melhor Filme, em 1960.

Trecho de "Os Pássaros":


Au revoir! =*

0 comentários: