quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Notícia da F-1 dessa quinta: FIA diz que equipes da F-1 não podem faltar aos GPs

Salut amis!
Pelo site da Folha, temos a seguinte informação:

Um comunicado distribuído pela FIA deixou ainda mais preocupante a situação das novatas USF1 e Campos (equipe do piloto Bruno Senna).
Enquanto dez times já treinam em Jerez de la Frontera visando a abertura do Mundial de F-1, em 14 de março, as duas continuam com problemas financeiros e continuam como dúvidas para o GP do Bahrein.
De acordo com a entidade que comanda o automobilismo, as equipes inscritas para o campeonato não podem perder etapas e ficar isentas de punição, como foi divulgado na imprensa europeia nos últimos dias.
"Do ponto de vista esportivo e do regulamento, as equipes são obrigadas a participar de todos os eventos da temporada da F-1. Qualquer falta, mesmo que em apenas um evento, irá constituir uma infração tanto do Pacto de Concórdia [acordo que rege comercialmente a categoria] como do regulamento da FIA", disse o comunicado.
Segundo a entidade, a confusão aconteceu por causa de um erro na interpretação das palavras de Jean Todt, presidente da FIA, que teria dito que os times poderiam faltar a até três provas sem serem punidos.
Em entrevista à rádio espanhola Cadena Ser, José Ramón Carabante, sócio da Campos, afirmou que seu time estará na etapa de abertura do campeonato, apesar dos problemas.
"Chegaremos [ao Bahrein]. A situação é grave, mas para todos. Estamos trabalhando para ampliar nossa presença e nossos patrocinadores", afirmou o dirigente, cuja equipe tinha até hoje para pagar a última prestação à Dallara, empresa que está construindo os carros que serão usados pela escuderia de Bruno neste Mundial.
"A Dallara já está ciente de que faremos o pagamento, não há nenhum problema. Já chegamos a um acordo com [Tony] Teixeira [dono da A1GP], mas ainda não recebemos o dinheiro", completou Carabante.
A venda do time, ou parte dele, para o empresário português seria uma maneira de salvar a Campos, que ainda não definiu quem será o companheiro de Bruno nem anunciou quando apresentará seu carro.
A USF1, baseada nos EUA, irá submeter seu modelo ao teste de impacto obrigatório da FIA na semana que vem. Caso seja reprovado, o time terá sérios problemas para conseguir correr no Bahrein --o carro da Campos já passou pelo teste.
Devido aos problemas financeiros, a USF1 já estaria negociando um acordo com a Stefan GP, equipe sérvia que comprou o espólio da Toyota e espera uma vaga no grid. Por via das dúvidas, a Stefan já despachou equipamentos para o Bahrein.

--> Ok, punição. Hum. Concordo. Mas concordo mais ainda quando se tivesse estipulado um limite para essa infeliz inscrição. Algo do tipo: "se não tiver muita $ nem pense nem se inscrever"...
Só posso dizer uma coisa visto a tudo que tenho visto e lido ultimamente sobre esse ano na F-1. Primeiro que muitos dos times nem sequer treinaram. Imaginem que situação será se conseguirem chegar no Bahrein com alguma coisa pronta. Fora, isso, uma discussão daqui e dalí se Bruno Senna permanece ou não na Campos. Se Petrov resolver sua vida na Renault fica ou não efetivo ou será sumariamente susbtituído. Mudança de pontos. Abolição do abastecimento. Frases como "Ah, o Fernando Alonso bota banca em todo companheiro de equipe, coitado do Felipe Massa" (mentira! Alonso pede igualdade e foi interpretado que ele pedia privilégios. Quem tinha privilégios na McLaren era um mero Hamilton e por isso deu a confusão que deu. Na Renault, Nelsinho se alto subornou a ser capacho de Alonso para satisfazer Briatore...). Outra frase? "Ai, o Schumacher voltou..." E eu pergunto, por quê? Alguém sabe? E não aceito a resposta "Porque ele ama a F-1" nunca... Se amasse, não teria declarado aposentadoria em 2006. Tem mais coisa aí.
E uns falam daqui outros de lá.
Realmente só posso dizer uma coisa. 2010 será uma "zona". Chegamos à um ponto na categoria que, se não tiver um pulso altamente firme para retornar aos eixos, pode ser um verdadeiro circo esse ano. E nesse caso, circo será quando nos referimos à palhaçada mesmo.
Só me pergunto quem são os verdadeiros palhaços: a FIA, FOTA e toda trupe, ou somos nós, os fãs da categoria?

Au revoir!

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