quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Especial sobre Rali - parte 1

Salut amis!
Hoje (e seguindo o curso até meados de janeiro de 2010) vou começar uma seção especial para que juntos possamos aprender sobre a categoria Rally WRC, pois tal assunto irá figurar aqui no blog.
Primeiro vamos acompanhar o que é o Rally WRC:



O Campeonato Mundial de Rali (World Rally Championship - WRC) é uma série de rali organizada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) disputado nos quatro quatros cantos do planeta, em diversos tipos de terrenos (seja asfalto, terra, neve ou lama) e nos mais diversos cenários (como desertos escaldantes, planicíes geladas, montanhas escarpadas...). Como a F-1 temos o campeonato de pilotos em concorrência, bem como o campeonato de fabricantes dos carros das equipes.


O campeonato começou com a temporada de 1973 que teve início no 42ème Rallye Automobile de Monte-Carlo em 19 de janeiro. A temporada teve 13 eventos (ou rallies), dos quais seis ainda fazem parte da programação atual do WRC: o Rali de Monte Carlo, Rali da Suécia, Rali da Acrópole (na Grécia), Rali da Finlândia (conhecida também como Rali dos 1000 lagos), Rali da Grã-Bretanha (disputada no País de Gales) e Rali da Córsega. Os eventos em terreno de cascalho formam a maioria das provas desde aquela época.

O campeonato caracteriza-se atualmente por 12 ralis e carros 2.0 L turbo com tração nas quatro rodas construídos de acordo com as especificações World Rally Car correndo em asfalto, cascalho e neve. A potência foi limitada em cerca de 300 bhp (225 kW). Atualmente, entre os carros do campeonato estão incluídos o Citroën C4, Ford Focus e Subaru Impreza. (Citroën, Peugeot, Skoda e Mitsubishi não participaram do campeonato de 2006 e esses carros, embora em uso por equipes privadas, tiveram seu desenvolvimento interrompidos. A Citroën retornou para o WRC 2007 usando o Citroën C4. A Suzuki passou a participar em 2008 usando o Suzuki SX4. Em 2009, em virtude da crise financeira mundial, as equipes oficiais das montadoras japonesas Suzuki e Subaru deixaram o campeonato).
O campeonato era antigamente disputado por carros do Grupo A (restringidos em termos de potência, peso, tecnologia e custo total) e do Grupo B (carros com poucas restrições). Porém, por causa da grande potência, falta de confiabilidade e acidentes fatais na temporada 1986, o Grupo B foi permanentemente banido. Posteriormente, em 1997, as regras do Grupo A evoluiram para as especificações World Rally Car, para facilitar o desenvolvimento de novos carros e estimular a entrada de outros fabricantes na competição.

Existe outras classes do WRC e um deles é o Campeonato Mundial de Rally Júnior, que será igualmente tratado aqui no blog, à respeito principalmente de Kimi Räikkönen que correrá pela categoria como já postei em diversas notícias. O JWRC (Campeonato Mundial de Rally Júnior abreviado) foi inicialmente vislumbrado como uma série desenvolver pilotos, com idades abaixo dos 28 anos. E os carros Super 1600 são usados, muito similarmente aos carros do WRC, mas com limite de potência do motor.


Além do Campeonato Mundial/World Rally Championship, existem também o Campeonato Mundial de Rali de Automóveis de Produção (Production World Rally Championship ou PWRC), para carros de passeio homologados sob as regras Grupo N ou Super 2000 e o Rally Júnior que foi comentado acima.

* Texto acima: Magdalene de Pompadour (fonte usada: wikipédia)

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De acordo com o site SuperSpeedway retirei esse texto:

Entenda Como Funciona o WRC:

O Mundial de Rali da FIA, o WRC, é o mais conhecido campeonato de Rali do mundo. Ele tem regras que são similares a outros, enquanto ao mesmo tempo tem outras que são bastante diferentes de outros Ralis. Abaixo indicamos as principais características do WRC, que servirão para os novos aficcionados entenderem melhor como toda a engrenagem funciona:

1. O WRC é um campeonato que mistura regularidade com velocidade;
- cada Rali possue uma série de trechos onde o que importa é a regularidade, chegar em cada Posto de Controle no tempo pré-definido nas planilhas; quem chega antes, ou depois, é penalizado com perda de tempo; em geral essas etapas de regularidade são de maior extensão, e percorrem os trechos mais difíceis.
- cada Rali possue uma série de trechos denominados de Estágios Especiais, onde o que importa é a velocidade, já que são trechos cronometrados; em geral são os trechos mais fáceis e onde importa é ser o mais veloz;

2. A ordem de largada é feita por sorteio;
- uma sequência para cada perna do rali. Os pilotos largam com uma diferença média de 1 minuto entre cada, com o objetivo de se evitar, ao máximo, a necessidade de ultrapassagens, que são perigosas pelos próprios traçados selecionados pela organização.



3. A classificação de cada trecho especial é feita pela tabela de tempos;
- onde se soma o tempo real obtido por cada piloto, com as possíveis punições que os mesmos sofreram nos trechos de regularidade;
- quem tiver o menor tempo é o vencedor do estágio especial, o 2º colocado é quem tiver o menor tempo acima do 1º, e assim por diante;
- quem não puder completar um estágio recebe uma punição maior (vide Tabela de Punições), mas pode prosseguir no Rali (regra de 2006);

4. O Resultado Final do Rali é a soma de tempos dos Estágios Especiais;
- não é dada nenhuma pontuação por perna do Rali (perna é o conjunto dos Estágios Especiais de cada um dos 3 dias do Rali);
- o resultado é a simples soma de todos os tempos obtidos pelo piloto;



5. A pontuação em cada Rali segue os padrões da FIA;
O 1º colocado recebe 10 pontos; o 2º colocado recebe 8 pontos; o 3º colocado 6; o 4º colocado 5; o 5º colocado 4, e assim por diante até o 8º colocado, que recebe 1 ponto;

Tabela de Punições Aplicáveis:



- cada 1 minuto de ATRASO nos Postos de Controle = + 10 segundos;
- cada 1 minuto de ADIANTAMENTO nos PCs = + 1 minuto;
- PULAR NA LARGADA = + 10 segundos;
- dar FALSA PARTIDA = + 20 segundos;
- FORFETAR (NÃO COMPLETAR) um estágio = + 5 minutos (regra de 2006);
- FORFETAR (NÃO COMPLETAR) um estágio = + 10 minutos (regra de 2008, mas o piloto pode voltar ao rali no dia seguinte);
- outras situações = + 1 minuto.

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Entendo que pode parecer bem complicado, principalmente porque não acompanhamos (o WRC especificamente) em mídia, na tv por exemplo. Mas já podemos ter uma idéia de antemão.
Qualquer um que possa oferecer alguma nova informação, entre em contato comigo, via email ou comentário. Será muito bem vindo.

Finalizo o post de hoje com o calendário da temporada de Rally WRC para 2010:

14 a 17 de fevereiro - Rali da Suécia
04 a 07 de março - Rali do México
01 a 04 de abril - Rali da Jordânia
15 a 18 de abril - Rali da Turquia
06 a 09 de maio - Nova Zelândia (A equipe júnior da Citroën não participa desta etapa do WRC)
15 a 18 de maio - Rali de Portugal
08 a 11 de julho - Rali da Finlândia
19 a 22 de agosto - Rali do Japão
30 de setmbro a 03 de outubro - Rali da França
21 a 24 de outubro - Rali da Espanha
11 a 14 de outubro - Rali da Grã-Bretanha

Voltarei em breve com a parte 2. ^^
Au revoir!

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