quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Jenson Button: Corfirmado como segundo piloto da McLaren

Amigos, cá estou com a novidade pela notícia do Uol Esporte, praticamente fresquinha:

Button é confirmado como piloto da McLaren em 2010


O inglês Jenson Button foi confirmado nesta quarta-feira como piloto da McLaren para a próxima temporada. O campeão mundial de 2009 vai fazer dupla com o compatriota Lewis Hamilton, vencedor do campeonato de 2008.
O anúncio do contrato de Button com a McLaren encerra uma série de especulações que começaram já na semana passada, quando o seu ex-chefe Ross Brawn havia rejeitado as exigências de aumento salarial do piloto. Mesmo com a compra da Brawn GP pela Mercedes, as duas partes não chegaram a um acordo.
Enquanto isso, os empresários de Button trataram de iniciar as conversas com a McLaren, e o piloto chegou a visitar as dependências da escuderia em Woking, na Inglaterra na sexta-feira passada.

"É sempre uma decisão difícil deixar uma equipe onde você esteve por tanto tempo. Mas a vida é feita de desafios, e o mais importante de tudo é desafiar você mesmo", declarou Button, justificando a troca de escuderia.

"Então, mesmo que eu tenha sido campeão com a Brawn GP na última temporada, coisa que eu não vou esquecer, eu sempre estive convicto de que eu preciso continuar aceitando novos desafios. É por isso que eu decidi entrar no time da McLaren", continuou o inglês.


Em seu o anúncio, Button aproveitou para rasgar elogios à sua nova equipe: “Quando visitei o centro de tecnologia, não foram apenas os recursos técnicos que me impressionaram, mas também a ambição, a motivação e o espírito vencedor que paira por lá".


"E tem ainda a história épica do time: a galeria de troféus parece não ter fim. Tenho acompanhado a McLaren desde pequeno, e parece inacreditável que agora eu finalmente faço parte disso tudo”, completou Button.

Após a saída de Heikki Kovalainen, a McLaren havia inicialmente feito um contato com o também finlandês Kimi Räikkönen, que saiu da Ferrari. Mas não houve acordo e o piloto decidiu não correr em nenhuma equipe no próximo ano. Assim, o caminho para que Button ocupasse essa vaga ficou livre, já que nem a Brawn nem a Mercedes conseguiram segurá-lo.
A transferência de Button encerra uma parceria de sete anos com o seu time anterior, que ele integrava desde quando ainda era chamado de BAR em 2003. Desde então, ele só conseguiu ter um carro competitivo neste ano.
E a temporada vitoriosa veio depois de um período de incertezas, pois devido à saída da Honda, o inglês quase ficou sem emprego em 2009. Agora, com a McLaren, Button deverá aumentar significativamente seus vencimentos – especula-se um acordo no valor de 6 milhões de libras, o equivalente a mais de R$ 17 milhões.
Sobre a parceria com Lewis Hamilton, Button não espera problemas: “É sempre um grande prazer correr ao lado de um britânico campeão mundial. Tenho certeza de que poderemos aprender muito um com o outro, minha intenção é combinar os nossos conhecimentos para ajudar a equipe”, comentou.


Lewis Hamilton também se disse contente com a chegada do campeão mundial: “Nós dois vamos pressionar muito um ao outro, mas eu tenho certeza de que nós vamos estabelecer muito rapidamente uma ótima relação de trabalho”, comentou o inglês, que teve problemas quando foi parceiro de Fernando Alonso em 2007.


Com a ida de Button para a McLaren, a Mercedes GP (ex- Brawn) deverá anunciar o alemão Nico Rosberg como primeiro piloto, e continuar as negociações com o também alemão Nick Heidfeld para ocupar o outro assento.
 
Meu comentário? Que pena para Button, depois de um ano muito bonito estará sujeito a ser segundão na McLaren, pois o Rei Hamilton não irá se abater fácil.
 
Entre outras coisas já saliento que Kimi Räikkönen está fora da F-1 em 2010. Suas intenções é tirar um ano chamado de "ano sabático" com rallies.
A notícia que deixo aos interessados, vem do site Grande Prêmio:
 
David Robertson, um dos empresários de Kimi Raikkonen, contou à emissora inglesa BBC que o finlandês reagiu à perda das chances de continuar na F1 em um carro vencedor daquele jeito que todos conhecem. Sem muito drama, já pensa na próxima etapa da carreira — e esta é o rali.
"Ele é um daqueles caras que se movimenta rápido. Ele só me disse: 'Agora, vamos nos concentrar no rali", contou o agente.
Segundo Robertson, as negociações para que o finlandês continuasse na F1 passavam por uma questão primordial: para correr em uma grande equipe — no caso, a McLaren —, o salário não poderia ser pouco; em uma equipe mediana ou pequena, nem por todo o dinheiro do mundo. "Eles [a McLaren] não puderam pagar por ele. Não era do seu interesse correr pelo que eles estavam oferecendo, então, em vez disso, ele vai correr de rali", disse.
"Kimi queria um carro vencedor, só a McLaren poderia fornecê-lo e ele só tinha a McLaren na mira. Ele não queria mais um ano como este. Mas eles tiveram problemas com a Mercedes, o Santander e a FIA, e, do ponto de vista financeiro, não são a força-motriz que eram", continuou.
David destacou que Raikkonen pretende manter para 2011 as mesmas condições que impôs para negociar neste ano. "Ele quer voltar à F1 em 2011, mas, com todo o dinheiro que ele já ganhou, ele não quer entrar em uma equipe mediana por dinheiro. O mesmo critério se aplica a este ano. Ele só iria aonde sentisse que teria a chance de conquistar o título", continuou. Robertson não quis revelar o valor recebido por Kimi pela rescisão de contrato com a Ferrari, mas acredita-se que passe de € 20 milhões — cerca de R$ 51 mi.

Ainda acho esse desmerecimento para com o piloto finlandês uma tremenda falta de senso. A F-1 tende a perder muito com isso. Porém cruel como é, infelizmente ano que vem, ninguém se lembrará do nórdico.

Au revoir!
Magdalene de Pompadour

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