Vamos as notícias mais quentes da semana sobre a categoria mais interessante do automobilismo: a Fórmula 1.
A notícia que encaminho do post de hoje deveria ter ido ao ar ontem, mas a internet não cooperou muito com essa que vos escreve. Enfim, foi confirmada no dia 16 uma das notícias, e esta já remonta discussão com outra notícia divulgada nessa terça feira (17) sobre o futuro de algum piloto da F-1, o atual campeão Jensom Button.
Enfim, a notícia foi que a empresa de motores Mercedes Benz comprou a equipe Brawn GP, pondo à venda sua parte na McLaren. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta segunda-feira em Frankfurt, na Alemanha, como segue no link da Uol esportes: Mercedes compra Brawn GP.
A equipe continuará a ser chefiada po Ross Brawn e o mesmo terá toda e completa autonomia em buscar pilotos para sua equipe, tendo aval da Mercedes para isso.
“Ross Brawn é o chefe da equipe e não seria inteligente de nossa parte ditar a ele qualquer coisa como a decisão dos pilotos”, afirmou Dieter Zetsche, chefe da Mercedes, nesta segunda-feira. “Vamos falar e ouvir o que ele quer fazer e, normalmente, concordar”, completou o dirigente.
O piloto alemão Nico Rosberg que saiu da Williams sendo substituído por Rubens Barrichello era e é um dos cotados à vaga do brasileiro na equipe Brawn.
Na Europa circulam boatos de que o também alemão Nick Heidfeld, sem contrato pois a BMW (sua equipe em 2009) tenha se retirado da temporada de 2010, seria o segundo piloto da equipe, montando então uma dupla alemã, dando mais espaço para comentários de que esse seria o sonho realizado da Mercedes (oriunda da Alemanha, claro!) que há muito "briga" por um piloto alemão na McLaren (equipe que por muito tempo ofereceu seus motores). “É evidente que a Mercedes tem planejado por algum tempo a compra da Brawn e com certeza eles estão querendo dois pilotos alemães. Então, se formarem uma equipe alemã, abrem as portas para Jenson Button ir para a McLaren e formar uma maravilhosa equipe de estrelas britânicas”, afirmou o ex-chefe da equipe Jordan, Eddie Jordan, à rádio britânica BBC.
Mesmo com esse comentário de Eddie Jordan, o vice-presidente esportivo da Mercedes-Benz, Norbert Haug, negou em uma conferência que queira formar uma equipe completamente alemã.
“Esta será uma equipe internacional, assim como a Mercedes é uma competidora global. Se você olhar para trás em nossa história, sempre fomos criticados por não termos um piloto alemão, então estamos sempre abertos e tomamos a decisão dos pilotos sempre juntos com a McLaren. E será a mesma coisa no futuro. Queremos ter os melhores e nós definitivamente não queremos ter uma equipe puramente alemã ou coisa do tipo”, afirmou Haug.
Com essa notícia temos algumas (quase) definições pairando sobre a imprensa esportiva.
De acordo com essa reportagem do site Autosport, Nico Rosberg estaria mesmo na Brawn - Mercedes (vejam no link): Nico na Brawn.
Lógico que vale ressaltar que ainda precisamos de uma confirmação em coletiva, ou em nota oficial.
Mas falando em nota oficial, nessa mesma reportagem mostram Kimi Räikkönen - o injustiçado que muito provavelmente ficará sem emprego por uma verdadeira apunhalada nas costas da aclamada equipe Maranello - como o piloto a fazer dupla com Lewis Hamilton na McLaren. Porém muita coisa sobre a McLaren em 2010 tende a não ter espaço para o talentoso finlandês no momento (e talvez não mais em qualquer outro ano).
Explico por quê. Saiu hoje a seguinte notícia como fonte o jornal The Guardian, renomado jornal inglês que:
* O piloto inglês Jenson Button trocará a equipe Brawn pela McLaren na temporada 2010 da Fórmula-1, de acordo com o periódico britânico The Guardian. O contrato do atual campeão do mundo seria de 6 milhões de libras por ano e teria duração de três temporadas.
O jornal aponta que nem os empresários do piloto inglês, nem os representantes da escuderia confirmaram o acordo, mas cita uma fonte ligada à equipe que teria declarado: "Eu acho que Jenson gostou do que viu e eles gostaram dele também", em referência à visita de Button à sede da equipe na última semana.
Dessa forma, a McLaren teria como pilotos os dois últimos campeões do mundo. O outro titular da equipe, o inglês Lewis Hamilton, venceu a temporada de 2008, também no Grande Prêmio do Brasil, assim como Button. A estimativa é que o salário de Hamilton seja de 12 milhões de libras anuais.
O Guardian aponta que o principal fator para Button trocar de equipe foi o desafio de competir em condições de igualdade com Hamilton, considerado por muitos o piloto mais rápido da Fórmula 1. No entanto, nomes importantes do automobilismo britânico, como Nick Lauda, Jackie Stewart e Stirling Moss acreditam que o campeão de 2008, tido como xodó da McLaren, terá privilégios dentro da equipe.
* Fonte: Yahoo Brasil Esportes
Sim? Não? Talvez?
Eu fico com o talvez, mais uma vez porque é necessária a anunciação oficial.
Na minha humilde opinião, tendo Button e Hamilton na McLaren, 2 campeões mundiais, a Ferrari com 1 bicampeão... Posso dizer que para Ferrari era muito melhor que tivessem dispensado Felipe Massa, com seu mero vice de 2008, no bolso e segurado Kimi Räikkönen, que com a contratação de Button na McLaren, partirá para uma vida de rally ou qualquer outra coisa que não seja que não a F-1.
Com Kimi e Alonso, a Ferrari teria 3 títulos, 3 ótimas experiências, contra duas mais ou menos da McLaren. Seria o grande espetáculo do automobilismo!
Ainda teríamos Vettel na Red Bull que se mostrou um piloto muito forte nas duas últimas temporadas e tem muita chance de dar trabalho ao quarteto citado acima. Mas não... A F-1 é cruel e se sobrepõe a idéia de Kimi é um grande piloto frio, sem açúcar e sal. Mal sabem o que verdadeiramente perderam em termos de alta competitividade sadia. Porque com Felipe Massa no esquema, a questão será muita briga sem muitos escrúpulos contra o espanhol Fernando Alonso, também de sangue quente. Daí a frieza de Kimi não poderá fazer escola. E quem pode perder nisso tudo? Só a Ferrari.
Esperando que essa que vos escreve esteja divagando e tendo pensamentos absurdos e sem fundamento, apenas uma opinião louca momentânea, eu sigo para a última notícia do dia. Essa finalmente tem confirmação oficial! ^^
O piloto alemão Timo Glock, de 27 anos, correrá a próxima temporada na nova escuderia britânica Manor GP, indicou hoje o empresário do piloto, Hans-Bernd Kamps. Ele foi o primeiro piloto anunciado pelo time, que integra o grupo de novas equipes para o Mundial de 2010.
Glock assinou um contrato por duas temporadas, com opção a prorrogar por mais um ano o acordo com a Manor. O piloto alemão corria até agora com a japonesa Toyota, que se retirou da Fórmula 1. Seu companheiro pode ser o brasileiro Lucas di Grassi, que disse já ter contato com a equipe. “Eu tive várias opções para 2010, algumas com escuderias mais estabelecidas”, comentou Glock, de 27 anos. “Todo piloto tem o mesmo objetivo, que é ser campeão. Mas o jeito como quero ter sucesso é fazer parte de um time em construção, tendo um papel importante para desenvolver seu carro. Por isso estou animado com essa oportunidade na Manor.”
Glock estreou na categoria em 2004 e desde então disputou 37 Grandes Prêmios. Suas primeiras corridas foram pela Jordan, sendo que ele iniciou aquela temporada como piloto de testes. Apenas em 2008 ele teve uma vaga como titular.
A corrida mais memorável do piloto foi o GP de Interlagos em 2008, quando acabou determinando o resultado do Mundial. Ele foi ultrapassado na última volta da corrida por Lewis Hamilton, o que deu o título ao britânico na briga contra Felipe Massa.
Até agora, suas melhores posições foram dois segundos postos: na Hungria, em 2008, e em Cingapura, em 2009. Após o adeus de Toyota à Fórmula 1, se especulou sua contratação pela Renault, que já conta com o polonês Robert Kubica para 2010.
Glock perdeu as últimas três provas da temporada, com uma lesão devido a uma batida nos treinos para o GP do Japão.
“Ter um piloto que não só conseguiu dois pódios em 2009, mas também provou ter muito potencial, é muito animador. Agora só temos de esperar para colocá-lo no carro e começar os testes no próximo ano”, afirmou o diretor-técnico Nick Wirth.
A Manor, de origem britânica, tem um bom histórico em categorias de base e é uma das quatro equipes que estão programadas para entrar na Fórmula 1. O lançamento oficial do time será ainda este ano, com a expectativa de que a Virgin seja sua principal patrocinadora.
* Fonte: Uol Esportes - Glock na Manor GP.
É isso meus queridos!
Au revoir!^^
Magdalene de Pompadour
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