sexta-feira, 9 de julho de 2010

Who is the Metal Queen? - Comentário pessoal de Magdalene

Salut mis amis!

Como prometi, cá estou fazendo meu comentário a respeito da votação promovida pela Rock & Metal Magazine, que vcs podem conferir nesse link aqui e votar na preferida de vcs.
Eu tomei a liberdade de divulgar a relação das garotas e para aqueles que não conhecem todas as belas vozes da lista fiz dois especiais, ontem e hoje mais cedo. Os links desses especiais:



Pois bem. Meus comentários: o primeiro é que senti falta de uma pessoa em específico, que acho que é a grande musa dos headbangers mais antigos desse planeta, aqueles caras bem antigos que são verdadeiras enciclopédias do Metal não me deixariam mentir: Cadê a Doro Pesch (ex Warlock) nessa lista?
Dona de uma voz firme e bem coesa com o estilo, Doro não canta lírico-clássico, nem tem floreios cadenciados limpos,doces e meigos, nem um gutural violento. É um vocal hard rock cheio de metal embutido e cheio de feminilidade. Não que toda cantora de rock tenha que ser como ela, mas é para mim o melhor exemplo de Heavy Metal com Frontwoman. Porquê? Ora, sendo lírica-classica-soprano vc pode abandonar a carreira e cantar ópera e ser feliz. Sendo uma voz calma e limpa, pode ser cantora pop romântica e ganhar muita grana. Só o gutural feito por duas alí na lista em questão (Angela Gossow e Alissa White-Gluz) encaixaria num metal cru. E o Heavy Metal? E uma representante de um New Wave of Britist Heavy Metal? Só Doro.
Fotos da musa alemã:






Não bastaria mais nada: o visual, as roupas com simples modelitos de couro, luvas, tachinhas, cintos e munhequeiras no melhor estilo Judas Priest... É o que há de melhor! 
Doro Pesch é a Metal Queen definitivamente.

Mas ok... Pensando na idéia dessas garotas mais novas eu senti falta de uma que eu poderia pensar que também estivesse na lista mas não está. Essa é Mia Coldheart do Crucified Barbara, uma banda totalmente composta de mulheres pode até beirar o punk, mas eu certamente acho elas muito mais pesadonas que muita banda de punk que se tem notícia. E ela, além de vocal, também toca guitarra, mostrando que sabe mais que mariquinhas como Restart, Cine e afins.
Vcs certamente estão pensando que eu gosto só daquelas mulheres que são meio "macho" demais... E não estão totalmente errados. Para ser headbanger tem que ser muito "macho" mesmo porque não é um estilo de fácil aceitação, não é algo que não gere preconceito e muito menos, sendo cantora ou pianista ou que for nesse meio, sabe que não é um mar de rosas, bonitinho, coloridinho e cheio de borboletas. É uma cena meio espinhosa. 
E além do mais, sou uma garota. No caso, serei taxativa: para estar a frente de uma banda tem que ter muito mais que beleza e bela voz. Tem que ter carisma, estilo, opinião.
Ah, Amy Lee... Ela faz bem em não estar na lista. Ela é fadadamente um produto da moda. Felizmente um sustento de uma banda vai além de MTV e roupas góticas. Nada contra ela, mas alguns de seus fãs deturparam muito da música, e ela em favor deles passou a ser musa dos emos (salvo excessões) e perdeu posto por essa lista, e eu creio que sim, ela apenas é uma cantora de rock e não de metal.

Fotos da Mia Coldheart:






Bom, o post vai ficar grande. Prontos?
Ok. Vamos falar da lista que temos. Confesso que muitas alí são desconhecidas para mim. Poderia já ter ouvido falar de suas bandas, mas seus rostos não seriam automáticos em minha mente. Essas listas são boas para que possamos aprender sobre. 
Eu ainda que sou meio crua no que se diz respeito a metal com vocal feminino, eu sumariamente prefiro coisas mais à estilo hard rock com vocais femininos e acho que o peso de muitas bandas de metal acaba neutralizando com uma voz doce ou clássica. Ainda conta que eu não acho que música gótica exista. Para mim gótico é arquitetura ou (ainda relutante) estilo de roupas. Metal sinfônico? Sim... ainda que prefira com homens cantando. 
Bobagem à parte, sou fã de Nightwish à quase 10 anos e isso não pode ser discurso meu.
Nisso, nas garotas que estão na lista são todas muito boas e com talentos notáveis. Muitas tem timbres de voz muito semelhantes e eu digo fielmente que nessa sinuca eu não saberia escolher uma só. Adoro a Anette Olzon, mesmo ela não tendo essa veia metálica, mas tem atitude e gosta do estilo e é super simpática. Fui fã do jeitão da Tarja Turunen quando eu achava que só ela fazia o estilo lírico com metal e depois descobri tantas outras na mesma onda. Gosto do jeito da Floor Jansen. Acho muito F*d* (com o perdão do palavrão) que Angela Gossow cante gutural como canta no Arch Enemy...
É difícil! Muito!
Mas vou escolher 5 que vão estar aqui listadas porque acho que elas podem vencer essa votação da revista. Sem ordem de importância:

- Tarja Turunen

A voz, a técnica, a evolução. As melhores músicas do Nightwish são as que soam menos ópera, porque muito lirismo as vezes cansa. Ela tomou consciência disso, brincou com a voz (e até antes de sair exagerou demais nessas brincadeiras, mas está valendo). Foi ela que abriu espaço para muita menina mais nova, com certeza a investir no campo metálico. E foi ela que me tirou a idéia do "Metal é coisa de homem".



Minha foto favorita da Tarja (acima)





Muitas fotos bonitas da Tarja eu teria para mostrar... Mas seguimos adiante:

- Floor Jansen

Eu gosto do estilão da Floor. Alta e tem um tom de voz soprano diferente da Tarja.





- Anette Olzon

Anette para mim é pura simpatia. A voz comum para muitos, mas ótima para meus ouvidos como nunca pensei que seria. E ela vem num quesito para mim básico: estilo. Porém um estilo nato, mutável, sem ser previsível.



 Foto favorita (acima)



- Angela Gossow

Sim. Ela simplesmente pelo vocal. Vai tentar cantar que nem ela que absurdo que vira. Ela quiz ser do metal e  virou vocalista num estilo que poucas se dariam bem. Deu a cara a tapa e pronto, saiu vitoriosa.






- Simone Simons

A última? Sim. E porque? Bom... Se Deus tivesse me dado a opção "escolha uma mulher que vc quer se parecer" eu acho que diria Simone Simons: xD






Espero que tenham gostado do post. ^^
Sugiro que Jack Fey e Lady Aradya (se tiver um tempinho, Lady! ^^) comentem sobre quem seriam suas Metal Queen's. (Jack: dê a sua visão masculina sobre o caso hehehehe!)

Au revoir, amis!


3 comentários:

www.itapeunderground.blogspot.com disse...

na minha opinião o vocal mais complexo é o de TARJA, e em materia de gutural vc ñ fez nenhum comentário sobre a frâncesa "CANDICE CLOT" da banda "ETHS" que também tem um ótimo vocal quando se trata de gritar.

nmnardi disse...

Doro é a Metal Queen.

Não me importo se algum site ou revista meia boca tiver feito uma enquete sem ela. Pergunte para o povo do Heavy Metal, os musicos de verdade, das bandas de verdade. Bandas de verdade não inclui coisas de 10 anos para cá... Inclui Judas, Megadeth, Black Sabbath, Deep Purple, Antrhax, Saxon, etc etc etc e, é claro, o querido e eterno Dio

\m/

nmnardi disse...

Ah, e da Candice Night (adoro ela, falando nisso), só ta aí por estar casada com o Blackmore, não da nem p fingir que é metal as musicas dela (de novo, adoro ela, tenho CDs e tal...)


As outras nem comento... gutural, melódicos quaisquer, nightwish, não é metal de verdade... o metal se deturpou muito e diversos estilos diferentes são chamados de metal. Sério, pode ser foda, pode ser legal, pode ser forte, gutural, ou o que quiser, mas, convenhamos, nenhuma musica dessas garotas chega aos pés de algo como All We Are.
http://www.youtube.com/watch?v=a4KPpyW2q5c&feature=related


Btw.. que se f*da se ta faltando algum ser qualquer de gutural, isso era p ser sobre metal.

Natália