sexta-feira, 28 de maio de 2010

Desafio das Listas: 10 livros que marcaram minha vida

Salut amis!
Gostaria de dizer que me sinto muito feliz com a volta da minha grande irmãzinha Lady Aradya ao blog com essa maravilhosa lista.
Para quem não sabe nossa amizade começou devido nosso interesse por boa literatura e já perdura por eras! ^^

Bom, vamos ao que interessa, meu tempo é curto, mas vamos que vamos! ^^

10º Lugar: O Escaravelho do Diabo 


Esse foi o livro que escolhi para um trabalho de escola, enquanto fazia Ensino Fundamental. Apesar de ser literatura infantojuvenil, foi por ele que passei meu tempo lendo boas coisas quando adolescente. Trata-se de um livro de histórias de romances policiais, em que a história gira em torno de assassinatos seguidos. As vítimas são todas ruivas legítimas, com a coloração capilar que lembra o fogo. Antes de morrer recebem um estranho pacote embrulhado, que continha um escaravelho. 

9º Lugar: Entrevista com o Vampiro


Eu assiti o filme, e imediatamente procurei o livro. Demorou algum tempo até que eu conseguisse emprestado e em seguida, comprei para meu "acervo". O primeiro livro sobre vampiros a gente nunca esquece.

8º Lugar: Sobre o Tempo e a Eternidade


Se há um autor que escreve da forma mais simples e belas crônicas que tem em mim um alto impacto, esse é Rubem Alves. Seus textos são magníficos, e descobri seu jeito através desse livro: Sobre o Tempo e a Eternidade, que conta em várias passagens as nossas fases de vida.

7º Lugar: Saga Harry Potter




Com alguns poucos anos minha tia me trouxe o primeiro volume da saga do bruxinho com a idéia de que se eu lesse, meu primo se sentiria motivado a ler também. Ler os demais não foi obrigação e fiz com gosto. Tenho absolutamente vergonha nenhuma de dizer que sou quase uma pottermaníaca.

6º e 5º Lugar: O Silmarillion  e O Hobbit


O Silmarillion foi árduo de conseguir para meu "acervo", mas definitivamente quando consegui, foi e será sempre uma das minhas precisidades. Custei a ler, de modo que na época estava para prestar vestibular, mas sempre foi uma leitura satisfatória. 


A resenha do Hobbit me levou ao Senhor dos Anéis. A leitura completa veio depois da trilogia, mas fechou minha decisão de que Tolkien tornaria-se o meu autor favorito de todos os tempos.

4º Lugar: A Menina Que Roubava Livros


Eu chorei, chorei muito com esse livro. Um dos mais belos que li nos últimos anos. Belo não. Belíssimo. É bem sem descrição o que significou a leitura desse livro. Uma ótima dica.

3º Lugar: Drácula 


Um clássico ganhado de presente no verão passado. Minha grande distração de minhas últimas férias. O clássico do terror que mais recomendo.

2º Lugar: Eu sou o Mensageiro


Como "A Menina Que Roubava Livros" Markus Zusak, o autor, soube mexer comigo mais uma vez. De forma não tão emotiva como o caso do primeiro, mas sim algo mais pessoal. Para quem leu e sabe da história entenderá. Certa vez alguém me disse que eu era uma mensageira e quando li esse livro as coisas fizeram algum sentido na minha mente.

1º Lugar: Trilogia O Senhor dos Anéis


Longe de mim seguir modinhas, por mesmo fato que terminei de ler o livro antes que saísse em cinemas o primeiro filme. Mas por Senhor dos Anéis tomei gosto por leituras menos fáceis. Tomei gosto por livros e tomei gosto pela mitologia de Tolkien, para mim um grande gênio. Além, foi por ele que criei grandes amizades, uma delas com Lady Aradya.

Espero que tenha ficado de acordo. A pressa me fez ficar superficial, e talvez esteja esquecendo de algo, mas pelo menos já se tem uma idéia de quais as minhas leituras favoritas. São à esses que recorro quando estou sem muito o que fazer e os releio sempre que posso.

Au revoir!

0 comentários: