quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fadas Urbanas: as Mori Girls!

Saudações leitores!

Esses japoneses não se cansam de me surpreender!! ^^ Vivem, literalmente inventando moda! Espiem só!



Uma das muitas coisas que eu considero interessantes no Japão é o fato de que, apesar de terem um radar impecável e serem ávidos consumidores de tendências estrangeiras, eles seguem respeitando e preservando a própria cultura. Não somente a milenar e mais tradicional, mas também as subculturas urbanas que se manifestam de diversas maneiras, entre elas a moda. Alguém já ouviu falar de Harajuku? Aquela área perto da estação de mesmo nome em Tóquio, lotada de jovens vestidos em diferentes estilos? O bairro mais descolado do mundo!
Mas sair por aí vestida de piriguete e semi nua é receita de su-ces-so social. *Lady Aradya faz sinal de joinha e ironia, torcendo o nariz*




Mas em Tóquio o momento é de todos jovens esbanjando criatividade, customizando as próprias roupas, misturando o que lhes vier à cabeça sem se preocupar com "tendências" ou seguir padrões ditados por "manual de fashionista" algum. É claro que as fashion victims existem por lá também, nas mesmas quantidades industriais que entopem qualquer grande metrópole; mas o fato é que ninguém está muito interessado nelas. O que gera assunto e material para livros, websites, revistas e sacode estruturas são os loucos urbanos e a sua revigorante liberdade de auto expressão. Ainda que seja transformar um balde em chapéu ou sair pelas ruas usando bóias de braço da Hello Kitty. ADORO porque é espontâneo, verdadeiro e 100% japonês; o que a gente vê por lá, dificilmente vai encontrar em qualquer outro lugar do planeta.




Entre as diversos "tribos" uma das minhas preferidas são as Mori Girls.
"Mori" significa floresta, então uma tradução mais ou menos seria "meninas que parecem viver numa floresta". Não, elas não são peludas e nem vivem em árvores (pelo amor, né?Já basta po povo da Ecologia na Unesp); muito pelo contrário, são femininas, delicadas e eu as chamaria de "fadas urbanas". Elas ( e Lady Aradya também!) adoram vestidos longos e vaporosos, muitas rendas, babados, bordados e nervuras, roupas vintage e com modelagem remanescente de outras eras, patchwork, estampas florais ou xadrez vichy, chapéus, sobreposições, cores neutras ou tons outonais e intensos, tecidos orgânicos, lã, cashmere, cardigans gigantescos, botas, calças de linho, leggings, acessórios feitos à mão, bolsas de couro cru, pele ou tecido e muito couro e pele (nesse caso sempre falsos para se manter na linha ecológica, é claro).

Ou seja, tudo o que Lady Aradya queria poder usar sem ser chamada de louca na rua. U_U





A natureza romântica das Mori Girls as diferencia do estilo mais agressivo das mulheres urbanas. Elas descartam o uniforme padrão da moda (sapatos de salto (depois de uma temporada fazendo Ecologia, eu não dispenso não!!!!!) , roupas justas e de corte estruturado, bolsas de grife, excesso de maquiagem) e preferem sapatos rasteiros(deixam a gente mais baixinha e com pés de pato), unhas curtas e pele limpa. São delicadas, mas sem ser "cute". Têm interesse em objetos de outras épocas e que tenham uma história; acessórios vintage como relógios de bolso, óculos, lenços, chapéus, guarda sol, colares e câmeras de filme são considerados verdadeiros tesouros. ( Lady Aradya gostaria realmente de morar em um antiquário, se fosse mais ousada viveria de assaltá-los, huhuhuhuhuhu... É BRINCADEIRA!!!!!!!! Mas que dá vontade, ah, dá....)



Embora a maioria das Mori girls habite grandes centros urbanos, sua alma está no campo. Procuram manter um ritmo de vida mais lento, preferindo saborear pequenos prazeres que muitos consideram insignificantes.
Mori girls gostam de explorar cidades históricas e, quando viajam, procuram descobrir espaços fora da rota turística habitual, como pequenas livrarias, cafés escondidos e lojas de artesanato local ( Me poupem daqueles colares de sementes e penas, parecem que saem direto de um terreiro de macumba, affff!).
Gostam de expressar sua criatividade através de diversos meios (fotografia, pintura, desenho, diários, escultura, moda) mesmo que poucos apreciem sua arte e as suas idéias ( coisa muito normal, estranho seria se fizessem sucesso!O.o).
Adoram a Escandinávia; detalhes característicos do design tradicional desses países frequentemente influenciam suas criações, modo de se vestir e a decoração do seu lar.



Da sua maneira tranquila e introspectiva, Mori girls prezam a individualidade.
Não se importam em parecer diferentes, viver e se vestir da forma que escolheram, mesmo que sejam rotuladas como sonhadoras ou até mesmo estranhas ( Bem vindas ao clube! xD). Não são consumistas (deixem-nas em um bazar pra ver, hihihihi... *auto citando - se*), mas gostam de adquirir peças que as inspirem e não de acordo com o que proclama a moda ou o status econômico embutido no produto. Vamos levar pelo valor sentimental da peça...
Mesmo apreciando o valor da amizade, Mori Girls gostam da própria companhia; de fato, embarcam sozinhas na maior parte das suas aventuras mais memoráveis.







Se a gente tirar a parte "sua alma está no campo" da história, é quase como se fosse a minha própria descrição... É evidente que é impossível usar roupas assim no Brasil; primeiro por causa do CALOR SUFOCANTE, mas nada que não dê para adaptar...

Também desconheço a razão para o abandono dos vestidos... Eu, Lady Aradya, como todboa criatura romanesca, adotaria sem problema algum o estilo( como se já não tivesse...)

Espero que apreciem! E inspirem-se também! Aliás, vamos tornar as cidades, recantos onde as fadas possam existir!

0 comentários: