segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

F-1 news da esperada segunda feira

Salut amis!
Março está vindo e as notícias da F-1 realmente não param. Vamos à elas:

Petrov: "Grosjean não devia ido para equipe Renault" (fonte: Tazio)

Substituto de Romain Grosjean na equipe Renault, o russo Vitaly Petrov disse que o francês não deveria ter aceitado o pedido do time na metade da temporada de 2009 para que substituísse Nelsinho Piquet.
Isso porque, segundo ele, essa transferência da GP2 para a F-1 com o campeonato em andamento e sem experiência prévia na categoria arruinou o desempenho de Grosjean, que não conseguiu manter sua vaga para este ano.
Em 2009, os dois competidores compartilhavam da mesma equipe na GP2, a Barwa Addax. Entretanto, como Grosjean já era piloto de testes da Renault, o time o chamou para substituir Nelsinho após o GP da Hungria e ser companheiro do bicampeão Fernando Alonso.
"Grosjean errou em ir para a F-1 no meio da temporada. Havia muito mais a perder do que a ganhar, especialmente com um carro que Alonso não achava bom", disse Petrov ao "Auto Hebdo".
"Uma equipe pediu para que eu corresse no meio de 2009 e eu recusei, e meu pai me deu todo o apoio. É necessário começar a temporada inteira", revelou o parceiro de Robert Kubica.

--> Petrov mostra que tem opinião, então? Ui.

Button: "Schumi não seria campeão sem bom carro" (fonte: Tazio)

Atual campeão da F-1, o inglês Jenson Button deu uma declaração polêmica ao jornal espanhol "Marca". Segundo o piloto da McLaren, o heptacampeão da categoria, Michael Schumacher, não teria sido campeão caso não tivesse um bom carro.
De acordo com o companheiro de Lewis Hamilton, é impossível conquistar sete títulos mundiais sozinho, mesmo sendo talentoso como o alemão da Mercedes.
"Na F-1, um piloto não pode conseguir as coisas por si só. Michael ou Fernando [Alonso] não teriam vencido sozinhos", afirmou o inglês.
Ao assinar com a McLaren, Button não só se uniu ao campeão de 2008, Lewis Hamilton, bem como deu um passo adiante para conquistar o bicampeonato. Sobre as expectativas para esta temporada, ele garante que só tem as melhores impressões.
"Quando vi o número 1 no carro fiquei muito animado, pois nunca liderei na minha carreira. Veremos o mais competitivo campeonato da história da F-1. Alonso está muito veloz e veremos se Schumi tem ou não algo a provar", finalizou.

--> Concordo com JB. Por essas e outras que sou totalmente favorável à condições iguais em termos de carro. Assim, meus queridos, veríamos muitas disputas interessantes e saberíamos quem é mais piloto nessa horas. Concordam que com um carro igual a todos, o limite passa a ser seu controle sobre o carro? Porque fica fácil quando se tem um perfeito carro nas mãos, e outros uma verdadeira carroça. Da mesma forma que Schumi e Alonso venceram com bons carros, sabemos que se os mesmo tivessem verdadeiras bombas nas mãos, custariam mais nas suas conquistas...

Campos definirá cargo de vice-presidente até terça-feria (fonte: Amigos da Velocidade)

Com a reestruturação da Campos, o time espanhol ainda não definiu o cargo de vice-presidente da escuderia, que será definido até terça-feira (23).
De acordo com o jornal espanhol, Las Provincias esse foi o prazo que o dono da equipe, José Ramón Carabante deu ao ex-dono do time, Adrián Campos.
Colin Kolles, que substituirá, Campos na chefia do time, aformou que a escuderia priorizará pilotos que levem patrocínios a equipe e acrescentou que irá “limpar o caos” deixado pelo ex-comandante.

Novo chefe de Bruno Senna diz que vaga do brasileiro está garantida (fonte: Uol Esportes)

Depois dos problemas financeiros com a Campos, Bruno Senna tem garantida a sua vaga para a temporada 2010, em que estreará na Fórmula 1. O novo chefe do time afirmou que o assento do brasileiro não será dado a outro piloto e que o time estará no grid.
De acordo com a TV Globo, Jose Ramon Carabante – que passou a deter a equipe novata – se reuniu com o sobrinho de Ayrton Senna neste domingo, dando-lhe garantias de que está tudo certo para a temporada.
Ele afirmou ainda que já no dia 14 de março, data da estreia da F-1 neste ano, a Campos estará no grid para o Grande Prêmio do Bahrein.
Bruno Senna segue sem ter de trazer um patrocinador pessoal para a equipe, como fora acertado anteriormente, mesmo que a Campos tenha sofrido dificuldades justamente na parte financeira para conseguir viabilizar seu projeto.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o atual momento de Bruno Senna é justamente de ajudar na captação de recursos para a Campos, para que a escuderia tenha condições de pagar a Dallara, construtora de seu chassis, e poder se sustentar pelo restante do ano.
Alguns rumores deram conta que Bruno Senna poderia perder sua vaga para pilotos que conseguissem trazer dinheiro para a escuderia, o que foi negado por Carabante.

--> Eu me pergunto: seria uma boa idéia toda essa coisa para o Bruno Senna? Sinceramente? Não. Depois de Nelsinho Piquet, já não tenho tanta credibilidade nos bons sobrenomes do automobilismo brasileiro.

FIA indica possíveis alternativas para USF1 (fonte: Amigos da Velocidade)

De acordo com o canal Speed, a FIA (Federação Internacional do Automóvel) está trabalhando junto com a USF1, para encontrar uma solução sobre os problemas da equipe norte-americana, que pode ficar de fora do grid de 2010, após ter conquistado a vaga no processo seletivo da entidade.
Segundo a publicação, o time tem algumas opções como adquirir um carro pronto, da mesma maneira que faz a Campos com a Dallara e até desistir da temporada.
Na semana passada, o jornal New York Times, publicou que o time norte-americano solicitou à FIA para faltar nas quatro primeiras corridas do ano, assim podendo se preparar melhor para o Mundial. Mas a federação foi contra a ideia.
Nick Craw, presidente do Senado da FIA, declarou que foi contactado e afirmou que haverá punições para possíveis ausências no campeonato.

Jornal espanhol critica Massa após frases sobre Alonso: "Por que não se cala?" (fonte: Uol Esportes)

Declarações de Felipe Massa em entrevista exclusiva ao programa Pit Stop, do UOL Esporte, na última terça-feira, sobre o seu companheiro na Ferrari, Fernando Alonso, seguem gerando repercussões na Espanha. Nesta quinta-feira, o jornal Mundo Deportivo sugeriu que o brasileiro deveria "se calar".
“Por que não se cala?”, destacou o periódico no título do editorial, que fez referência à frase usada pelo rei Juan Carlos ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O famoso 'pedido' foi feito pelo espanhol em novembro de 2007, durante a 17ª Cúpula Ibero-americana de chefes de Estado, no Chile.
O jornal catalão destacou trechos da entrevista em que Massa fez elogios ao heptacampeão Michael Schumacher e apontou a necessidade de Alonso adaptar-se ao estilo da Ferrari. Para o Mundo Deportivo, Massa tenta, por meio de suas palavras, reivindicar igualdade de condições e não ceder a condição de "menino mimado" -termos do texto do "Mundo Deportivo"- de que gozou nas últimas temporadas.
"O brasileiro quer reafirmar a igualdade entre os dois pilotos, sobretudo porque existe a crença popular -e a sucessão de fatos parece sustentá-la- que a Ferrari acredita que Fernando Alonso é a peça que faltava para a equipe completar o "quebra-cabeças" ganhador", escreve o periódico.
Durante a entrevista exclusiva ao Pit Stop, Massa - que corre pela escuderia italiana desde 2006 - afirmou que o espanhol bicampeão do mundo ainda precisa aprender a trabalhar na nova equipe. "Ele está chegando. Entendo o potencial de cada piloto, mas o Alonso está entrando agora na Ferrrari. É uma equipe nova e ele vai ter que seguir o modelo de trabalho que já temos", afirmou o ferrarista, lembrando dos problemas que Alonso teve com Lewis Hamilton quando tentou se impor como primeiro piloto da McLaren.
Vice-campeão mundial em 2008, Massa foi sutil quando procurou se impor, mas valorizou o tempo de casa para se sobrepor a Alonso. "Não sou um cara que vai bater na mesa e vai dizer 'vai ser do meu jeito'. Tenho vivência na Ferrari e sei como as coisas funcionam. Mas, dentro da pista, existe um grupo de pilotos que está na briga pelo título mundial e eu estou nesse grupo", afirmou.
No entanto, o jornal espanhol destaca que Alonso já começou a dar respostas sobre quem será o primeiro piloto da Ferrari em 2010. Segundo o texto, o espanhol está sendo visto com regularidade em Maranello e trouxe declarações de Cris Dryer, responsável técnico da Ferrari, que afirmou que Fernando Alonso está avançando muito na integração ao novo time.

--> Assim já começa a vida dos pilotos FM e FA com a imprensa. A notícia acima soa como se fosse uma guerra e no entanto me parece uma boa defesa da imprensa espanhola. Felipe Massa pode, e não só, como DEVE calar a boca. Sei bem que ele quando começa um assunto se desenrola por anos a fio. Desde que Kimi Räikkönen foi anunciado fora da Ferrari, Felipe insiste em falar que o humor do finlandês com ele, especificamente, não era dos melhores. A imprensa brasileira adorou todas as farpas que FM deixou escapar contra o Räikkönen, e foi quase uma grande festa toda vez que ele dizia algo negativo sobre ele. Mas nenhum se preocupou em entrevistar Sebastian Vettel, Robert Kubica, Heikki Kovalainen e o próprio Fernando Alonso a respeito de Kimi, pois veriam que Kimi só é gentil com quem lhe mostra reciprocidade.
Fernando Alonso pede para ser o exclusivo da Ferrari? A única vez que ele pode ter feito isso, por intermédio de Briatore seria na Renault. Na McLaren já falei e repito, ele se sentiu prejudicado, quando ele trabalhava e o Rei Hamilton sugava do mesmo, se vangloriando de ter mudado a equipe, enqunto era o espanhol que era a grande força. E mais, ele era bicampeão quando chegou na McLadra! Se fosse Schumacher, poderia ter escudeiro, porque Alonso não poderia? E mais: Cadê a prova cabal que ele exige exclusividade?
E a imprensa espanhola pediu a Massa para se calar? Sim, porque esse joguinho de quem é o primeiro piloto antes das corridas começarem são cachorro pequeno. Esperamos para ver as coisas acontecerem nas pistas...e sinceramente? A Ferrari não ia fazer esse jogo porco que fez ano passado com Räikkönen para não dar privilégios a um dos pilotos que mais se aproximou de Schumacher em termos de pilotagem. Ao Massa, a imprensa espanhola só disse no nosso bom português que "Boca fechada não entra mosquito".
Mas como disse a Carolina Dieckmann: "Jornalistas são pobres..."...

Au revoir!

0 comentários: